2013 UM ANO PARA OLHAR O CÉU

Um cometa com brilho 15 vezes mais intenso do que a lua vai atravessar os céus do nosso planeta em 2013. Assim como o cometa Hale-Bopp cruzou os céus do Alaska ( ver foto), para o ano de 2013 está previsto um espetáculo ainda mais grandioso no nível de eventos astronómicos, permanecendo visível sem ajuda de instrumentos ópticos, por semanas no firmamento.

A observação destes corpos celestes é uma das visões mais espetaculares que um ser humano pode esperar para ver no corrente ano um cometa, que pode ofuscar a lua, está previsto passar perto da Terra. O cometa ISON está visitando o interior do sistema solar e promete uma visão espetacular para observadores do Hemisfério Norte, durante o período de novembro e dezembro, quando ele se estiver a dirigir para o Sol. Ele poderá vir a ser mais brilhante do que qualquer cometa do século passado, visível até mesmo em plena luz do dia e esta pode ser sua única viagem ao sistema solar, pois sua trajetória ao que tudo indica, pode acabar num mergulho ardente direto para a superfície de nossa estrela.

Atualmente ele está se movendo dentro do sistema solar, além de Júpiter, e como se aproxima da Terra, a sua constituição gelada poderá produzir uma exibição deslumbrante, gerando luz muito mais brilhante do que a lua e, potencialmente, será visível em plena luz do dia.

O cometa que foi descoberto por astrónomos usando o telescópio óptico da Rede Científica Internacional na Rússia, vai passar fechado a uma distância aproximada de dois milhões de milhas da superfície do sol.  Ele está numa órbita parabólica, o que significa que provavelmente, se originou a partir das áreas exteriores do sistema solar, talvez a partir da nuvem de Oort – uma massa de detritos gelados que fica 50.000 vezes mais longe do Sol do que do nosso planeta . O cometa começará apresentar o seu brilho uma vez que estará dentro da órbita de Júpiter, assim com o calor do sol, começará a ferver o gelo aprisionado na sua estrutura, sublimando, ou seja, transformando gelo em gás.

– – – Gério Ganimedes


Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul ©©:
http://projetoquartzoazul.blogspot.com/2012/09/2013-cometa-ison-visivel-sem-ajuda-de.html#ixzz2MVggF0QP

Fotos : – Cometa Hale-Bopp – Alaska

– Cometa “ O Surfista prateado “ in blog Exame Info -Noticias


Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul ©©:
http://projetoquartzoazul.blogspot.com/2012/09/2013-cometa-ison-visivel-sem-ajuda-de.html#ixzz2MVgXMEmc

 

5 comentários a “2013 UM ANO PARA OLHAR O CÉU

  1. Adoro os mistérios do infinito.Vamos esperar por essas novidades. Obrigado.

  2. É um ano em cheio para quem gostas destas coisas. E quem não gosta ? Maria Jose

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *