35 anos de Folclore infantil \ juvenil em Loulé

Completa hoje 35 anos de existência o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé. Muitas foram as terras e os lugares por onde passaram os jovens deste Rancho louletano e muitos também os sucessos obtidos com as suas danças e cantares. Neste dia nunca esquecemos um dos seus grandes impulsionadores que tal como um pai quis sempre o melhor para os seus filhos transmitindo-lhes os seus vastos conhecimentos na área, o Senhor Fernando.

“Louletania” deixa aqui aos actuais dirigentes e aos componentes deste brilhante Rancho os Parabéns merecidos desejando que os sucessos obtidos se prolonguem por muitos e muitos anos.

********************************************************************************

 

Aqui fica um resumo do historial e fotos do Rancho Infantil e Juvenil de Loulé com os nossos agradecimentos à Verónica Sofia e à Andreia Brito.

********************************************************************************

 

O Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, fundador da Associação Grupo dos Amigos de Loulé (AGAL), criado em 1977, sob a designação de infantil até 2005, interpreta danças e cantares da zona serrana de Alte.

As danças mais características são o corridinho, o baile mandado, encadeados, despiques e a muito conhecida Ti Anica de Loulé.

Os trajes dos bailadores, eram os usados na zona serrana algarvia, pelas moças solteiras, em festas e arraiais ou quando se deslocavam ás feiras ou mercados. Os mais velhos usam os trajes de cerimónia, em festas, casamentos ou na ida à Eucaristia.

Etnograficamente o Rancho apresenta o casamento Tradicional Algarvio de noivos remediados.

Utilizam como instrumentos, o acordeão, ferrinhos, pandeireta e castanholas. Não utilizam a gaita-de-beiços ou o pífaro de cana, porque não tem quem os toque.

Tem percorrido o País de lés a lés e no estrangeiro actuou, em Espanha, França e, sob a égide do CIOFF, em Taiwan China, Ilha Formosa (ROC), num Festival a nível mundial, durante 18 dias.

Actuam normalmente em espectáculos de beneficência, lares, actividades culturais e arraiais.

Mantém desde 1989 uma Escola de Acordeão para os elementos do Rancho.

É filiado na F.F.P., no INATEL e membro fundador da Associação de Folclore e Etnografia do Algarve.

Em 1999 foi agraciado, pela Câmara Municipal de Loulé, com a Medalha Municipal de Mérito – grau prata.

7 comentários a “35 anos de Folclore infantil \ juvenil em Loulé

  1. Parabéns ao Grupo louletano que tem levado nem longe o nome de Loulé. O Snr. Fernando Soares onde quer que esteja estar+a feliz certamente. ANa Bela

  2. Nunca tive jeito algum para danças regionais mas sei apreciar quem o faz. Parabéns ao Rancho Louletano.

  3. Parabéns ao Grande Rancho Infantil de Loulé que tem klevado o nome da nossa terra a tantas e tantas outras terras. Felicidades.

  4. Também por lá passei mas n´~ao tinha muito jeito para a coisa. Ficaram outros que nasceram para dançar ao contrário de mim. Boa sorte. Amelie

  5. Uma grande Escola. Quem por ali passou não esquece mais. O Snr. Fernando fundador deste Rancho é também alguém que não esquecemos. Que descanse em paz. Viva o Folclore Infantil de Loulé.

  6. Parabéns a este grande \ pequeno Rancho que há tantos anos nos faz vibrar. Zé

  7. Boa tarde, Gostaria de saber se vendem ou alugam ou onde posso arranjar um fato de menimo 6 anos de Folclore completo, ou o contacto do rancho de loulé . obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *