DESARMOU-SE O PRESÉPIO….. JÁ VEM AÍ O CARNAVAL !

Presepe 3 presepio n 1 presepio N 2 prfesepe N 4

O tempo parece voar. Ainda nos parece que foi ontem que estávamos a idealizar o presépio para este Natal que findou e já estamos arrecadando as pequenas figuras, as casas os castelos e todos os outros elementos que o compunham.

Foi S. Francisco de Assis que na noite de Natal do ano de 1223, em Greccio, fez a representação da cena de Belém com actores e adereços, criando assim o primeiro presépio popular da história. Desde então até aos dias de hoje e um pouco por todo o mundo há milhões de pequenas e grandes representações do nascimento do Menino de Belém…Jesus Cristo.

Até para o ano. O presépio cá de casa, cujas fotografias aqui publicamos, aguarda de novo o mês de Dezembro, mês dedicado à solidariedade, à paz, à generosidade…à benevolência …afinal tudo o que devia nortear todos os homens ao longo dos doze meses que compõem o ano.

António Clareza

Fotos: José Costa

PAPA FRANCISCO,O MAIS CARICATURADO DO MUNDO

Caricatura-del-Papa-Francisco charge-de-elihu-mostra-o-novo-papa-dando-cara-nova-a-igreja-imagem-esta-em-exibicao-no-museu-de-arte-sacra-em-sp-1394580396896_615x470 papa 1º caricatura Rodriguez

O Papa Francisco completa hoje 79 anos. – Francisco (em latim: Franciscus; Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936), nascido como Jorge Mario Bergoglio, é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.

QUE CONTINUE A SER UMA ESPERANÇA PARA TODOS OS CRISTÃOS DO MUNDO….E NÃO SÓ.

**** Caricaturas de autoria : Maxi Rodriguez; David Duque e Elihu.

Que é feito dos postais de Boas Festas ?

POstal de Natal 1 POstal de Natal 3 Postal de Natal 4

Há dez anos atrás já só 1,4% dos portugueses enviava postais de Boas Festas como o faziam há décadas atrás.

Segundo a “ Multidados” que efectuou um estudo nos dias 22 e 23 de Dezembro nessa altura a 2345 portugueses entre os 14 e 65 anos com acesso à internet, chegaram à conclusão que os votos de Boas Festas passaram a ser enviados na sua maioria por S.M.S, alguns por telefone e outros por email.

Passados que são dez anos sobre esta sondagem não sabemos se estes números sofreram alteração considerável mas é provável que não.

Os tempos em que as famílias portuguesas esperavam anciosamente por um belo postal natalício para o colocar junto à chaminé ou debaixo da árvore de Natal já vão longe.

Saúda-se no entanto a Associação APBP – Artistas Pintores com a Boca e o Pé situada nas Caldas da Rainha -Portugal o seu empenho em enviar para muitas casas de portugueses, em cada ano que passa, a sua colecção de postais e calendário pintados pelos seus artistas.

Cá em casa ainda preferimos enviar para os familiares e amigos mais chegados o tradicional postal natalício como o faziam os meus pais nos tempos em que era criança.

Palma

**** Fotos: Velhos postais de Boas Festas.