A fotografia de 3ª Feira de Carnaval…

Telma e FiFi Tó e Furtado

No tempo em que poucas eram as famílias que possuíam a sua máquina fotográfica, em contraste com os dias de hoje em que qualquer telemóvel pode tirar centenas delas, alguns privilegiados tinham a sorte de num desses dias dos festejos de Carnaval, passar por um qualquer Estúdio na sua vila ou cidade e posar para aquela máquina enorme com um senhor ou uma senhora, escondidos atrás da dita e tapados por um longo pano preto. Ao longo de décadas foram mudando os trajes escolhidos pelos pais para que os meninos posassem para a posteridade no tal dia de Carnaval. As quatro fotos que apresentamos hoje são de quatro gerações diferentes mas todas elas seguindo ainda o padrão habitual e que era o pescador, o músico, a fada e a nazarena.

Os meninos são o Luís Furtado em 1947, o António Clareza em 1951 e as meninas, a Sofia Silva em 1971 e a Telma Madeira em 1980.

Escusado será dizer que hoje na generalidade, são as crianças que escolhem os trajes e que os mesmo recaem nos seus heróis das séries de desenhos animados televisivos ou dos heróis da 7ª arte da actualidade.

A.C.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.