A Banha da Cobra ou a pomadinha milagrosa

O vendedor da banha da cobra não é uma personagem de histórias de ficção. O vendedor de banha da cobra existe, evoluiu, continua por aí e é muito hábil e astuto.
Todos sabemos que a banha da cobra não serve para nada mas a convicção que esse vendedor transmite, através duma oratória bem estudada e estruturada, convence muita gente sobre as capacidades infinitas do milagroso medicamento. Impigens, mau-olhado, torcicolos, urticária, febre dos fenos, dentes, nervos, escleroses, artroses, entorses, diarreias, sarampo, escarlatina, espinhela caída, dores das cruzes, doenças do miolo, treçolho, verrugas, cravos e desmanchos são alguns dos males que a banha da cobra afastava a quem a quisesse comprar.
Ainda tenho no ouvido partes dessa oratória “Não custa nem 20, nem 15, nem dez! Custa apenas cinco, e quem levar dois leva um totalmente de graça. Um para aquele senhor, outro para aquela menina… e enquanto eu vou lá à frente receber o dinheiro, a minha mulher vai lá atrás distribuir o pacote…”
E o povo lá ia comprando e o vendedor da banha da cobra lá se ia governando.
Este era o autêntico vendedor da banha da cobra que até seria capaz, se não de pagar impostos, pelo menos de pagar a licença municipal para utilização do espaço das feiras, onde afirmava que trabalhava honestamente porque não estava ali para enganar ninguém.
Porventura, o vendedor da banha da cobra existe há séculos e, se é seguramente certo que a banha da cobra não cura, também não consta que daí tenha saído algum mal para a saúde pública e para o Mundo.”

 

Fonte: “ Educação do meu umbigo” –

 

Foto : In Rest. de Colec. –

4 comentários a “A Banha da Cobra ou a pomadinha milagrosa

  1. Lembro-me perfeitamente de quando saía da escola estarem esses vendedores à porta da Praça e para vermos a cobra que estava dentro da mala esperávamos tempos e tempos.

  2. Nunca tinho visto uma foto desses celebres vendedores de banha da cobra. Obrigado. Maria José

  3. A coisa té era bem feita. Lembro-me de muitas pessoas levarem várias e,balagens seduzidas pela cura da banha da cobra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *