A Ratoeira mais famosa do mundo

mousetrap_03

“ A RATOEIRA” HÁ CINQUENTA E SETE ANOS EM CENA

Pode-se dizer que há cinquenta e sete anos que esta Ratoeira prende espectadores de todo o Mundo que passam pela sala do teatro “ St. Martins “ em Londres. E é sem sombra de dúvida um fenómeno único na história do teatro mundial . “ A Ratoeira” é uma peça de mistério e assassinato ao estilo da grande Agatha Christie e estreou naquela velha sala de teatro londrino, em 25 de Novembro de l952 e desde aí já foi representada por mais de três centenas de actores e vista por cerca de dez milhões de espectadores.

Também em Portugal e pela mão de Vasco Morgado a peça foi representada no Teatro Monumental, por uma mão cheia de bons actores tais como Rui de Carvalho, Maria Dulce, Paulo Renato, Rogério Paulo e Vilarett entre outros.

Numa próxima viagem a Londres é quase obrigatório uma passagem pelo St. Martins Theatre. “The Mousetrap” espera-o.

Texto: Palma

Fotos: Paulo Ferreira – Mistério Juvenil

mousetrap_02

8 comentários a “A Ratoeira mais famosa do mundo

  1. Viva Luís Furtado: Ontem no Canal Memória estava recordando um daqueles programas do La Feria ” Cabaret ” e reparei que a cenografia era sua. Penso que era programa dos anos noventa. Já passaram uns aninhos. Não tanto como a Ratoeira da Dona Agatha que perfaz este ano 58 anos em cena.
    Uma boa tarde – Palma

  2. 57 anos em cena é qualquer coisa de incrível. É verdade que Londres é uma cidade que além de ter uma população enorme também recebe gente de todo o mundo em cada dia que passa. Vou ver se encontro o livro. Maio

  3. Conhecem a historia ? O texto apresenta uma trama típica dos mistérios da escritora britânica: um hóspede é assassinado no quarto de um hotel numa noite de tempestade. Todos os hóspedes são apontados como suspeitos. O sucesso de A Ratoeira consiste na arte de disponibilizar todos os elementos necessários para a solução do crime e, ainda assim, ter um final surpreendente.

  4. Agatha Christie vendeu os direitos da peça para uma versão cinematográfica, mas em contrato exigiu que o filme só fosse feito depois que a peça saísse de cartaz. Como a peça é encenada há 57 anos em Londres, o filme nunca saiu do papel.

  5. Bom dia Palma, estou aqui numa azáfama para ir de férias um mês para uma ilha tropical de maneira a ficar longe desta humidade que tanto aflige os meus ossinhos,rsrs. Trabalhei em muitos programas com o Ex. Sr. La Féria até à maldita cocaína quando se deu a rotura entre nós, e se todos os que o servem tivessem a mesma atitude, talvez o Sr. fosse mais humilde, menos arrogante e mais sério… mas isto são tudo águas passadas. \\\ 58 Anos é obra, 3 ou 4 gerações já viram a peça, muitos milhares viram-na 7, 8 ou mais vezes e é fácil deduzir isso, os Ingleses acarinham os seus actores, e quantos já passaram pelo teatro?… somando isso, ao interesse que a peça possa ter, juntando a população do Reino Unido e arredores, facilmente se chega aos porquês de tantas representações… deve ser caso único e ficará na História. \\\ Vou pedir ao Jnr. para lhe enviar o cartaz do evento 2010… vamos a ver se ele estará para aí virado, as fotos do antigamente ainda estão em banho maria,rsrs. Inté. L.F.

  6. Luís Furtado: Pelo jeito que a coisa vai vamos pegar bolôr…. tal a humidade. Até em cima do presépio cá da casa já caíram uns pingos. Bem que o Menino Jesus podia meter uma cunhazinha ao S. Pedro para mandar estas « rabanhadas » de água dia sim dia não. rssss. Hoje é dia dos homens honrados. O meu pai comemoraria hoje mais um aniversário se cá estivesse.\\ Quanto aos ingleses gostam mesmo muito deles e das suas coisas o que não acontece por cá. Veja os Idolos . Parece um programa emitido em Inglaterra. Se alguma vez os ingleses ou os espanhóis fariam um programa daqueles só à base de música estrangeira que não a deles….\\ Quanto ao Júnior pode ser que o Alan Kardec chegado do Brasil venha animá-lo um pouco mais… bem como à sua Águia. Nós cá nos vamos governando com a prata que temos. Leão é mesmo assim. Tem muita esperança no futuro…rsssss.
    \\Quanto ao La Féria apesar dos sucessos que ninguém lhos tira dizem realmente ter um feitiozinho especial. Mas no aspecto que refere ainda mais especial se torna porque
    quando não há carvão o fogareiro não acende.\\ Abraço e Bom dia de Reis. Palma

  7. Ai palma, o que o tempo faz a certas pessoas… se não fosse o meu amigo e as notícias que acabo de ouvir, nem me lembraria que hoje era dia de Reis… não pertenço à família do D. Duarte, mas se calhar precisava-mos de um Rei justiceiro para pôr em ordem certos Príncipes,rsrs. Um bom dia de Reis também para si e todos os seus… cuidado com a fava,rsrs. L.F.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *