APENAS UM POEMA……..

….. De vez enquando trazemos aqui à página da “Louletania” alguns dos mais belos poemas de Florbela Espanca.

…..Admirada por milhões de amantes da poesia, Florbela continua a conquistar mais e mais admiradores, sobretudo nos países em que se fala o português, apesar dos anos que já passaram sobre o seu desaparecimento terreno.

E aqui deixamos de novo mais um dos seus imortais poemas……….

Imagem: Blog Verluci de Verluci Almeida

ºººººººººººººººººººººººººº

A vida
………..
É vão o amor, o ódio, ou o desdém;
Inútil o desejo e o sentimento…
Lançar um grande amor aos pés de alguém
O mesmo é lançar flores ao vento!
…………………………………………………….
Todos somos no mundo , “Pedro Sem”
Uma alegria é feita dum tormento,
Um riso é sempre o eco dum lamento,
Sabe-se lá um beijo de onde vem!
……………………………………………………..
A mais nobre ilusão morre… desfaz-se…
Uma saudade morta em nós renasce
Que no mesmo momento é já perdida…
……………………………………………………….
Amar-te a vida inteira eu não podia.
A gente esquece sempre o bem de um dia.
Que queres, ó meu Amor, se é isto a vida!

15 comentários a “APENAS UM POEMA……..

  1. Bom dia Palma; nem a bela poesia da Florbela me demove de hoje estar solidário com os trabalhadores humilhados e ofendidos.
    Estou de greve e vou pra rua gritar contra a corrupção. Inté. L.F.

  2. Poucas vezes terá tido a população tantas razões para o descontentamento. Uma crise internacional que, ao contrário do que parecia, fez regressar a austeridade, os cortes salariais, o aumento do desemprego. No entanto, será que a greve geral é a melhor forma de mostrar o descontentamento e a desilusão, numa altura de grande aperto orçamental e de grande dívida pública? Além disso, qual o governo alternativo que não tomaria nenhuma destas medidas?
    Não farei greve, considero a greve inoportuna e um enorme prejuízo para o país. Da Sofia

  3. OLá Luis Furtado, De Sofia e Kapa. Eis-me chegado agora, não de alguma greve ou revolução mas do estrangeiro de Ayamonte rssss. Já tenho a minha dose de greves que chega… ao longo da minha estimada e dura carreira. Fiz de tudo um pouco…. e de todas cores e feitios. Algumas com mais convicção do que outras. É certo que não apanhei nenhuma em tempo de crise a nível internacional como esta mas…..\\\\Também lhe digo que havia magotes de grevistas fazendo as compras em Ayamonte o que não achei muito bem já que devíamos gastar o máximo por cá.As crises não se resolvem com o Stº António…. porque esse é para as matrimoniais… Uma boa noite por aí. Palma

  4. Quem for a Lisboa nestes dias aproveite e leve os filhos ao Politeama. O “Sítio do Picapau Amarelo” chega aos palcos portugueses, pela mão de Filipe La Féria, que assina a encenação, os cenários e figurinos, e ainda a adaptação e condensação numa única acção.
    Com um elenco muito correcto e afinado (isto é: delirante!), de que fazem parte Cátia Garcia e muitos outros La Féria constrói um espectáculo ao seu jeito, repleto de luz e cor, um ritmo vivaz, uma alegria transbordante e uma moralidade irrepreensível para estes dias cinzentos que se atravessam.
    Este homem enche salas atrás de salas. Um fenómeno. Mariana

  5. Que me desculpe a D. Espanca apesar da poesia ser bonita mas hoje que fiz greve acabo por ficar irritado. Perdi a massa do dia e descobri agora que o PCP que está em todas, no tempo em que estava com poder a seguir ao 25 de Abril já não as apoiava. Vejam só isto que copiei há pouco .
    )?)?)? Diziam os homens – As formas de luta devem ser cuidadosamente examinadas antes de decididas. No actual momento político, a greve só deve ser utilizada na luta por reivindicações sérias e ponderadas, depois de esgotados todos os outros recursos. Os trabalhadores devem fazer tudo para que não tenha lugar em sectores-chave da vida económica dadas as profundas e desfavoráveis repercussões que pode ter na situação económica e dadas as graves reacções que pode provocar. O CC do PCP desaprova a greve dos CTT que, utilizando designadamente o justo descontentamento dos trabalhadores, procurou voltar estes contra o Governo numa posição que serve os desígnios da reacção. Desaprova a greve em outros sectores vitais da vida económica e social do País e apela para que os trabalhadores tenham plena consciência dos graves riscos que correm e fazem correr ao processo de democratização iniciado em 25 de Abril.’

    Comunicado do Comité Central do PCP, intitulado No caminho da democracia e da paz, de 17 de Junho de 1974

  6. Fora tão somente apenas um poema … mas é um GRANDE poema … as minhas reverências à Florbela Espanca … e para que possamos apreciar o belo que temos neste país, a minha solidariedade com a greve de ontem! … algo vai mal neste reino mundano e não podemos continuar a fechar os olhos a isso.Um patrão, chefe, ou lá o que é, manda o carro pra cima dos trabalhadores, a polícia carrega nos artistas à porta do D.Maria … que é isso?! A gente melhor qualificada de sempre abandona o país, o FMI diz que a crise se deve ao fosso entre ricos e pobres … como se isso não fosse prevesível … Desculpe Palma … foi apenas um desabafo … e Viva a Florbela Espanca, viva a Louletania!

  7. Lila: Os homens que detêm o dinheiro em Portugal apesar de serem da mesma família dos outros nos outros países são levemente mais atrasados aqui.Para eles é o venha a nós. Mas em tempo de crise todos atiram as culpas para cima do parceiro. Afinal ninguém tem culpa de nada disto. Estava a ver ali as notícias e o Governo Inglês vai triplicar o valor das propinas dos estudantes, daí as manifestações em Londres….. e por cá como irá ser ? O que me admira é a Inglaterra um país rico e que não se compara em nada com o nosso……. Será que há também lá um Teixeira…. ou um José ? Aguardemos. Entretanto Florbela continua a comover-nos com a sua poesia .

  8. Mariana: Tenho conhecimento de o Pica Pau Amarelo está de novo a ser um sucesso. Aquele homem lá tem a receita certa para arrastar multidões.\\Nando: Os anos passam e muitos esquecem ou fazem-se desentendidos quando pensavam de outra forma. Enfim cada um….

  9. Palma, eu falo em reino mundano … global … uns mais que outros mas as políticas são erradas, está provado!

  10. Compreendo Lila.Não há maneira de aparecer alguém com a receita certa…. e nem sequer querem experimentar…….porque têm receio do resultado. Toda a gente quer ser salvador mas refugiam-se no comentarismo. É fácil, barato e dá milhões p’ros bolsos deles….. Dar a cara é que é o pior… tudo escondidinho à espera de uma melhor oportunidade….

  11. E com tudo isto quem se lixa é o mexilhão… estão a dar asas a que apareça um lobo do mar que nem a conquilha vai escapar, até rima e tudo,rsrs.

    Palma; já não vou este mês… contava estar aí dia 28 para assistir à plantação das 100 amendoeiras e ao mesmo tempo saber do fornecedor para adquirir algumas cá pro bairro… se souber quem, diga, se calhar até é do norte, se for, fico em caminho,rsrs. Já recebeu o preto e branco? Inté. L.F.

  12. Olá Luís: Cá estamos depois de uma pequena viagem de um dia … rs..\\ Quanto às amendoeiras não estou a par de nada. Soube da notícia através de um blog de Quarteira.\\ Quanto às duas páginas enviadas pelo Júnior já cá as tenho mas preciso de saber algo mais sobre elas. Diga qualquer coisa que é para a gente « prantá-las» aqui ! Abraço – Palma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *