As Batalhas de Flores de Loulé aí estão de novo……….

Estamos sensivelmente a um mês dos festejos carnavalescos de 2011. E como é natural ,

já estão em funcionamento as máquinas organizadoras dos muitos e variados Carnavais de Portugal.

O tom abrasileirado que tomou conta da maioria deles traz cada vez mais aos desfiles, algumas razoáveis mas também pobres imitações das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Em Loulé, desde 1906 que estes festejos deixaram de ser agressivos e de piada duvidosa para se transformarem em vistosas Batalhas de Flores que se têm mantido até aos dias de hoje.

O nosso conterrâneo e amigo Luís Furtado, homem de muitos carnavais, é o autor mais uma vez do cartaz do Carnaval de Loulé 2011 e de alguns carros que vão desfilar nos dias 6, 7 e 8 de Março na Avenida José da Costa Mealha.

E como a vida corre veloz, já muito pouco tempo nos separa dessas festividades tão apreciadas por muitos folgazões ou simples curiosos que se deslocam ao recinto dos desfiles louletanos.

Palma

Imagem: Cartaz do Carnaval de Loulé 2011 de autoria do pintor/cenógrafo louletano Luís Furtado.

10 comentários a “As Batalhas de Flores de Loulé aí estão de novo……….

  1. Está luminoso o cartaz do Snr. Furtado. E a bandeirinha esfarrapada faz-nos lembrar as crises que avassalam o mundo e o no cantinho nesta era de 2011. Dizem os americanos que é a maior crise de sempre a nível mundial, mas esperemos que o pessoal maior tenha ideias para saír dela porque o dinheiro está nas mãozinhas dos banqueiros e seus bancos caixas fortes tipo Tio Patinhas. E viva o Carnaval.

  2. O meu tempo de foliona de carnaval já passou mas é verdade que gosto de assistir a um bom desfile. Espero que Loulé cumpra a tradição que vem de seus avós e não ceda a estrangeirismos que podem derrotar os festejos. Há tantos e tão parecidos que é bom que por cá se faça a diferença. Lena

  3. Palma; conhece a canção:
    Procuro e não te encontro,
    Procuro e nada se vê,rsrs.
    Pois é Palma, se não for a boa vontade de alguns, o nosso Carnaval não aparece neste meio publicitário e gratuito, enquanto todos os outros, já à muito que por lá andam. Coisas que não deviam acontecer, será por desleixo?… ou, deixa andar, o Carnaval de Loulé é conhecido em todo o “Mundo”, será?… depois queixem-se. A bandeira rasgada tem como função de, …e nós por cá… estar-mos cada vez mais a perder-mos a soberania, não admira, com toda a Palhaçada que se vê… (sem ofensa aos profissionais da nobre arte),rsrs. \\\ Nota; Para ver o cartaz completo, clic na imagem, nesta, falta um bocadinho do lado direito. Inté. L.F.

  4. Gosto do cartaz … tem um não sei quê de … que me transporta à minha infância … gosto do desenho da cor … tem muita luz … bem precisamos! … só não encontrei a 27 estrelas … quem ficou com elas?!
    Parabéns!
    Um abraço

  5. Liliana: Engraçado que olhando ao cartaz senti assim qualquer coisa que me fez voltar aos carnavais da minha infância altura em que dentro do pouco que havia, eram os dias melhores do ano. O Furtado porque já passou e pintou muitos carnavais… é um artista que tem muitas memórias e isso é uma vantagem sobre outros pintores mais novos, embora os haja de nível. Abraço

  6. Palma, esqueci-me de dizer que no lado esq. do cartaz, em baixo é para levar marcas publicitárias, daí o vazio,rss. Até depois. L.F.

  7. Gosto da onda luminosa deste cartaz. Não é uma coisa modernaça
    mas sim qualquer coisa que lembra o carnaval de Loulé. Tem um estilo e é isso que importa. Parabéns ao autor. Bom Carnaval já que eu não sou há muito rapariga para folias carnavalescas, lol. Marti

  8. Sabemos que as coisas com o tempo vão cansando mas os carros edializados pelo Luis Furtado são sempre bonitos e mantêm um cariz próprio deste nosso carnaval. Quando dizem que os carros de há cinquenta anos eram mais bonitos não é verdade. Basta olhar as fotos. Os materiais de hoje e as possibilidades técnicas e tamanhos são completamente diferentes de então. O Snr. Luís pode constactar isso aqui pois é um homem ligado a estas coisas de há muito tempo. A Avenida é que poderia mudar de ornamentos pois esses já estão ultrapassados na minha opinião. Nelson

  9. Os carnavais precisam de renovação. São mais ou menos cópias uns dos outros embora ache que o de Torres e o de Loulé são os mais originais em relação às suas zonas.

  10. Eu faço parte da tripulação de um carro de Carnaval de 2011 e posso deste já dar os meus parabéns os carros estão super giros e os fatos também.
    Este ano vamos ver se o tempo nos ajuda a poder mostrar o magnifico trabalho que tem sido desenvolvido ao longo destes meses. pois uma vasta equipa deste os criadores,costureiras etc tem de ter tudo pronto a horas para que nós tripulantes chegamos ao dia e damos a cara pelo Carnaval de Loulé, e por este trabalho de longos meses.
    Estas pessoas trabalham para que tudo seja a 100% e que vocês se possam divertir
    Os meus parabéns deste já a todos.
    Voltaremos a encontrarmos nos dias 6,7,8 na avenida josé da costa mealha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *