As famosas « CARICAS » da nossa meninice.

Em pleno Inverno mas mais durante as férias de Verão eram as épocas escolhidas para se jogar ao famoso e inesquecível jogo das caricas.

As tais caricas eram nada mais nada menos, as tampas dos refrigerantes ou cervejas da época. E eram bastantes as que tinhamos à disposição.

Lembramos aqui algumas marcas como a “ Laranjina C”, “ Sofrutos”, “ Sumol “, “ Canada Dry” , “Água de Castelo” ou mesmo a cerveja “ Sagres”. À porta de qualquer café ou pastelaria havia sempre quem estivesse de olho numa dessas tampinhas para o jogo da tarde ou da manhã seguinte. Naturalmente que se escolhiam as menos amolgadas para que deslizassem melhor quando impelidas pelos piparotes que lhes eram dados pelos nossos dedos.

Para poderem cumprir a sua função de brincadeira, as caricas precisavam de ganhar peso e estabilidade e aí, escolhiam-se materais como a borracha, que se cortava em círculo para caber dentro da carica. Depois….. era jogar com elas nos lancis das nossas ruas…..às vezes manhãs ou tarde inteiras.

Penso que as caricas para as crianças de hoje não passam de qualquer coisa que jamais poderá servir para algo. Não sabem elas a felicidade que as ditas nos proporcionaram nos longínquos dias da nossa mocidade.

 

Fontes: Blogs “Mercado de Bem-Fica” e “ Restos de Colecção”.

6 comentários a “As famosas « CARICAS » da nossa meninice.

  1. No meu tempo não lhe chamávamos caricas mas sim (calhas) . Vamos jogar à calha ? Foi isso que fiz centenas de vezes.

  2. Depois de saír da escola era obrigatório jogar uma partida de caricas na Rua das Lojas. Belos tempos só porque éramos moços e não tinhamos preocupações de maior. Boa noite Louletanos espalhados pelo mundo. Vilancico

  3. Era um jogo que ainda hoje se poderia fazer em certos lancis de ruas pouco movimentadas. Porqwue não incutir na maltita de agora esse tão engraçado jogo de caricas ? E a Maneca ou Macaca ? E o Cavalinho da Batalha ? As próprias escolas podiam relembrar aos alunos esses antigos jogos. Paulo

  4. Joguei às caricas ou à calha nas tardes de Verão ou mesno nos dias pequenos de inverno aí na nossa terra de Loulé. Boas Festas para os louletanos que acreditam que Loulé pode ser melhor. J.J.

  5. As raparigas não jogavam. Os jogos eram diferentes. A Macaca e os calhauzinhos eram as minhas preferidas.

  6. Grandes tardes passei a jogar esse e outros jogos. Os dias eram enormes. Boa recordação de infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *