Cigarros muito portugueses e suaves….?

Os Cigarrinhos do nosso descontentamento…….

A “ Tabaqueira” , empresa portuguesa produtora de cigarros e que todos os portugueses conhecem, tal o número de vezes que ouvimos falar dela, foi fundada em 1917 por Alfredo da Silva.
Qual de nós não terá ao menos uma vez, entrado numa mercearia ou no café da esquina mais próximo, para comprar para o pai ou para um avô, um maço de cigarros que poderia ser Português Suave, Definitivos, High-Life ou mesmo outra entre tantas escolhas que existiam nesse tempo ?
Nessa altura, ainda longe dos avisos de hoje, impressos nos maços e que alertam para os perigos a que estão sujeitos os fumadores, nenhum de nós imaginava, da guerra aberta que existe na actualidade e em todo o Mundo, contra essas simpáticas embalagens de cigarrinhos que tantas vezes adquirimos.

Palma

Fotos: (- Blog – Coisasdeantigamente.blogspot.com

(- Anúncio brasileiro – anti-tabaco)


5 comentários a “Cigarros muito portugueses e suaves….?

  1. Quantos maços comprei para o meu pai
    na mercearia junto à nossa casa. Fumava “Definitivos” embalagem que consta na vossa fotografia. Naquela altura não me lembro de alguém dizer que o tabaco matava.

  2. A nicotina, um dos principais componentes do tabaco, é um estimulante potente. Alguns segundos após a inalação do fumo, a nicotina alcança o cérebro e estimula a produção de adrenalina. A libertação desta substância, produz um aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial. A dependência causada pela nicotina é equivalente à da heroína ou da cocaína.
    A nicotina é apenas um dos 4 000 componentes do tabaco e que têm efeitos nocivos para a saúde tais como:
    – lesões pulmonares, risco de cancro no pulmão, enfisema e de bronquite crónica;
    – aumenta 2 a 4 vezes o risco de crise cardíaca, enfarte no miocárdio ou angina de peito;
    Como podem ver acho que nem vale a pena dizer algo mais. Esta provado que não faz bem a coisa nenhuma. Mello

  3. Uma boa cigarrada depois da refeição é coisa que me sabe muito bem.Só um …e de cada vez.

  4. O Tabaco é mesmo um dos males de muitos de nós: Os homens que fumam bastante têm mais chance de desenvolver as doenças provocadas pelo cigarro. Estudos científicos mostram que o cigarro provoca o enrrijecimento das artérias que irrigam o pênis. Isso acarreta a impotência.

    Além de causar a impotência sexual, o cigarro também é responsável pelo câncer de pulmão e de boca. Também dificulta a absorção das vitaminas pelo organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *