DESARMOU-SE O PRESÉPIO….. JÁ VEM AÍ O CARNAVAL !

Presepe 3 presepio n 1 presepio N 2 prfesepe N 4

O tempo parece voar. Ainda nos parece que foi ontem que estávamos a idealizar o presépio para este Natal que findou e já estamos arrecadando as pequenas figuras, as casas os castelos e todos os outros elementos que o compunham.

Foi S. Francisco de Assis que na noite de Natal do ano de 1223, em Greccio, fez a representação da cena de Belém com actores e adereços, criando assim o primeiro presépio popular da história. Desde então até aos dias de hoje e um pouco por todo o mundo há milhões de pequenas e grandes representações do nascimento do Menino de Belém…Jesus Cristo.

Até para o ano. O presépio cá de casa, cujas fotografias aqui publicamos, aguarda de novo o mês de Dezembro, mês dedicado à solidariedade, à paz, à generosidade…à benevolência …afinal tudo o que devia nortear todos os homens ao longo dos doze meses que compõem o ano.

António Clareza

Fotos: José Costa

6 comentários a “DESARMOU-SE O PRESÉPIO….. JÁ VEM AÍ O CARNAVAL !

  1. Lá em casa desarmava-se o presépio alguns dias depois dos Reis. e havia quem desarma-se logo no dia a seguir. Hoje não sei como é mas penso que cada um desarma quando bem entender.

  2. Tenho ouvido a várias pessoas que começaram de novo a armar os seus presépios, talvez pelos filhos ou netos. Talvez a tradição não desapareça.

  3. Encontrei agora este post de um belo presépio. Adoro presépios. Que não deixem morrer a tradição.

  4. Sem dúvida que é uma tradição que não se devia perder. Ainda bem que há lares de familias que mantêm essa velha tradição. Luciana

  5. Ainda guardo algumas figuras de barro do meu tempo mas não dão para fazer um presépio. Ficam ali como recordação. Mas que outros continuem. Uma tradição que vem de S. Francisco de Assis. P.S.M.N.

  6. O ano passado vi belos presepios em Sevilha. Aconselho uma visita àquela cidade na altura do Natal. Coisas lindas de encantar. Gila

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *