Dia de casamento

Armanda Igreja

DIA DE CASAMENTO

Hoje é dia de casamento. Uma cara amiga dos meus «teatrinhos» subirá ao altar nesta tarde chuvosa de Outono. E mesmo cinzenta como está a tarde, estou crente que dentro de si há uma luz que brilha mais forte do que nos outros dias da sua vida. Um dia especial, já que as mulheres desde muito meninas sonham com a hora em que se imaginam a entrar triunfalmente num templo florido e iluminado por mil velas, perante o olhar feliz dos familiares e amigos. É um sonho a que todos têm direito.

E que mais se pode desejar neste dia… do que uma vida longa e feliz ?

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

A fotografia aqui colocada foi obtida num casamento de uma pessoa amiga, ainda eu era menino ( o maiorzinho dos três que se vê na foto). Passados todos estes anos em que quase tudo, tanto mudou, parece-me que estas cerimónias não terão sofrido grandes alterações. Até nas fotografias, apesar de agora serem todas coloridas e digitais. E o que não mudou certamente é a esperança que existe no coração de cada casal que escolhe esta forma de se unir até que a morte os separe.

Texto: Palma: Foto: Arte-Loulé

22 comentários a “Dia de casamento

  1. Palma … a certeza de que a totalidade dos chapéus na cabeça das senhoras, sairam da casa de sua mãe! Felicidades aos noivos e também que não desistam às primeiras … e lá vamos nós “botar” amanhã … 🙂

  2. Lila: É verdade. Talvez 90% dos chapéus saíram lá de casa…. e até alguns, se os visse agora ainda os conhecia. É que convivi com tudo isso desde que nasci até aos 17 anos. Passavam por ali clientes de todo o Algarve. Ás vezes quando me mostram fotografias de casamentos desse tempo ainda reconheço esses chapéus, muitos dos quais assisti à sua confecção. Tudo isso despareceu
    restando apenas as recordações e uma ou outra fotografia. Ainda está recordada de lá ter ido alugar algum chapeu? A profissão decaíu a partir da altura em que as senhoras passaram a poder entrar na igreja com a cabeça descoberta. Foi práticamente o fim da profissão. O pessoal evitava gastar aquele dinheiro e contentava-se apenas a ir ao cabeleireiro. Uma profissão que no Algarve tinha muito poucas profissionais. Um bom fim de sábado. E uma boa votação amanhã. Abraço – Palma

  3. Por se falar de mudanças penso que pelo menos são em muito menor número os casamentos realizados pela Igreja. Houve um salto muito grande nos casamentos civis. E a tendência é para serem cada vez mais. As religiões perderam muitos crentes e as pessoas deixaram de sentir «vergonha» por nao se casarem pelo religioso. E há alguns motivos que levaram a isso, sendo certo que a própria Igreja não se pode queixar.

  4. Essa foto a branco e negro está excepcional já que retrata umas décadas atrás e que parecendo que não tudo é diferente se olharmos com atenção.

  5. Cravo: Será que a Lila estava esquecida de mais um aniversário em virtude da reflexão a que está sujeita ? rssss. Obrigado pela infomação. Abraço aqui bem deste lugar ao sul….como diria o Rafel Correia no seu excelente programa da Antena 1. Abraço – Palma

  6. Para os noivos que hoje escolheram seguir o caminho da vida conjuntamente, desejo muitas felicidades. Dinar

  7. Amigo Palma

    a Lila estava a ver se eu me esquecia e se isso acontecesse, calava-se muito caladinha e não dizia nada.

  8. Bom dia de Domingo: e eis que chegámos ao dia de aniversário da Lila e daqui desta Lisboa, vão os sinceros parabéns e que para o ano possamos estar cá todos para festejar as 28 primaveras da aniversariante,rsrs. A data 27 mexe comigo, e o Palma sabe porquê, mas adiante… por aqui está nevoeiro, a escola onde voto fica a 20 metros, (felizardo), fui até lá cumprir com o que dizem ser o dever cívico mas enganaram-se, apenas me moveu um propósito, trazer o D. Sebastião de volta,rsrs. Ontem nem ele salvou o “nosso” verdasco,rsrs. Boa sorte para logo. Inté. L.F.

  9. Luís Furtado: Só agora consegui entrar na Net, nem para colocar post. Acho que passa aqui ao meu quintal uma corrente vinda do Norte de África…rss que de vez enquando me leva a net.\\A nossa amiga Lila está a esta hora já nos preparativos do tal bol de 3 andares dom três assoalhadas…rs porque à medida que vamos avançando os bolos deverão ser cada vez maiores.\\ Ainda não fui ao voto. Tenho de descobrir uma caneta cá em casa com algum nível pois aquelas lá da casota do voto além de não estarem desinfectadas com o tal produto da moda são um pouco modestas para a minha pessoa..rssssssss…Brincando. A Escola onde voto também é aqui perto de casa portanto estou à vontade. Quanto ao D. Sebastião ele deve ser adepto do Porto como se viu ontem. Sorte macaca aquela…..\ Um abraço . Vou-e dirigir à D. Lila. Até mais tarde. Palma

  10. Cara Lila: A Cravo esta madrugada veio recordar que havia hoje um niversário que não podíamos esquecer. E fez muito bem porque eu sou um pouco «esquecidote» com datas de aniversários. Estava a ler um pequeno texto de aniversário ao qual fiz algumas alterações e aqui fica como mensagem:
    …………………………
    Uma das coisas mais importantes que possuímos é o dia de hoje,
    mesmo que ele esteja comprimido entre o dia de ontem e
    o de amanhã, merece a nossa total prioridade.

    Lembre-se neste seu aniversário,
    que você e nós não devemos nunca de deixar deperseguir a felicidade e a paz de coração.

    Não esqueça de que o amanhã não chegou e já é muito tarde para ser feliz ontem,
    então levante a cabeça,
    mostre um grande sorriso de confiança e optimismo
    e diga para dentro do seu coração qu há ainda muitos projectos para realizar na vida.
    Que possa ter serenidade,
    para vencer os problemas e dificuldades
    e paciência para obter as respostas que procura.

    Foi para ser feliz que Deus nos colocou neste mundo,
    acredite, que a vida só vale a pena,quando estamos rodeados de pessoas tão especiais como você.

    De coração tenha um feliz aniversário…

    O amigo Palma

  11. Já vi que isto por aqui está em festa constante. Ontem casamento hoje aniversário.. Parabéns para todos e felicidades para quem ama a vida.

  12. Muitos Parabens para a menina Lila que completa hoje mais um aniversario.Que passe um dia feliz

  13. Ora viva! boa tarde a todos.

    A menina Cravo gosta muito de dar com a língua nos dentes eheheheheh … somos todos jovens né mesmo?

    Luis obrigada, só lamento que a data seja uma das tais … que não gostamos de lembrar …

    Obrigada Diogo.

    Isa!!! bem aparecida!!! as crianças dão trabalho, mas vale a pena. Um abraço

    Oh Palma … obrigada … bondade sua … mas é isso mesmo, o mais importante é o dia de hoje … esse é o nosso presente ! vamo-nos encontrando por aqui, ou onde quer que seja … sinal de que por cá estamos … Um abraço … e vamos aguardar o resultado da nossa votação …

  14. Olá moços e moças. Gente de bem e gente que está de parabéns. Um resto de dia bem passado porque o futuro é já hoje. Abraço amigo para todos. Palma

  15. Cravo: Dar com a língua nos dentes…. é um bom sinal. Porque há quem não os tenha e aí de nada serve. Boa noite para a capital onde a esta hora se está festejando uma vitória bem arejada.

  16. Isa: Seja bienvenida à nossa sala de estar nesta noite de contagem de votos. Vá aparecendo porque quem não aparece esquece… diz o ditado… mas isso não tem acontecido por aqui. Abraço – Palma

  17. Há bandeiras ao vento, gritos nas ruas e parabéns aos vencedores. É assim a Democracia.E ainda bem. Ela é feita com todos os que acreditam num novo dia já amanhã.
    P a l m a

  18. Palma, amigo; vai ficar enxofrado, mas na verdade perdi o teu telélé e depois de estar tanto tempo ausente de comentar aqui, volto com um pedido e admito a recusa:
    – Deixa-me utilizar a obra “Esta Terra de Loulé” como Hino da candidatura?
    Vá lá! Deixa!

  19. OS casamentos são cada vez menos pela igreja pelas burocracias dos senhores padres que ainda não repararam que estamos em 2014 e não em 1900. Nem com o Papa a dar-lhes recados todos os dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *