DUAS GRANDES VOZES !

Para este fim de semana, deixamos aqui o registo de duas grandes vozes. Uma, da arte de dizer poesia e a outra, da arte de cantar. Falamos de Mário Viegas, actor falecido em 1996 mas que dificilmente cairá no esquecimento já que nos deixou quer em disco, em cinema ou na televisão, uma forma única de dizer poesia. O outro, o Pedro Barroso continua a sua viagem estrada fora, levando a muitos recantos de Portugal o seu canto, também ele feito de originalidade.

Palma

Aurora

Nascido do frio e da vertigem

um teimoso sol desponta em cada madrugada

com esse sol renasce também em cada homem

a esperança de um dia novo

distinto

absoluto e diferente

em que tudo pudesse acontecer

pela primeira vez

enchem-se então os olhos de espanto e de memória

e rebenta-nos uma saudade enorme do futuro

e uma sede tranquila de infinito

e em cada novo dia reaprendemos o ciclo

e em cada novo dia nos apaixonamos

e desistimos

e ressuscitamos

do enorme chão de água que nos cerca
Poema lido por Mário Viegas –

15 comentários a “DUAS GRANDES VOZES !

  1. Estou recordada de um grande espectáculo de Teatro em Loulé feito pelo Mário Viegas. Chamava-se : Candidatura à Presidência da República. Inesquecível.

  2. Esta é uma das mais belas canções da música portuguesa dos últimos anos. Bom Domingo para todos.

  3. Tive o privilégio de privar com Mário Viegas, tenho sempre presente a despedida, talvez até tenha despertado para a poesia através dele.
    Obrigada por o relembrar.

  4. Belinha e Rui: Também assisti a esse espectáculo do Mário Viegas. Quase três horas em palco sózinho interpretando o seu candidato à Presidência. Quanto à canção é por demais conhecida e bonita que se farta rss.

  5. Luísa Moreira: Tive também o privilégio de conhecer o Mário Viegas não porque convivesse com ele em Lisboa mas porque veio a Loulé como convidado especial do Anivers. de António Aleixo e doutra vez para gravar um dos seus programas de poesia que tinha na RTP também sobre o Aleixo. Foram alguns dias de convívio com esse grande actor tão cedo desaparecido.

  6. Quer um quer outro, 2 monstros sagrados das artes! 2 vozes que me fazem arrepios … verdade!
    também assisti ao Mário Viegas aí em Loulé, acho que o Janita também cantou nessa noite … Obrigada Palma por trazer estas preciosidades até nós, que com o frenesim dos dias que correm velozmente, quase esquecemos … Abraço

  7. Palma; um poste sobre poesia e música?… isto faz parte da cultura né?… já se deu conta de que; actores, cineastas, músicos, pintores, poetas, escritores e outros, estão condenados a desaparecerem a curto prazo? Dinheiro para a cultura era o que mais faltava… para muitos de nós, a educação e a cultura, desenvolve a mente e enriquece um povo, para outros, não convém lá muito, tornava-se mais difícil governar as mentes esclarecidas. \\\ A última vez que falei com Mário Viegas foi na Aldeia do mestre Franco, um grande declamador e Actor… o Barroso não o conheço pessoalmente, mas tenho alguns discos dele, e um deles continua actualizado e reza assim…
    Cravo vermelho ao peito
    A muitos fica bem,
    Sobretudo faz jeito
    A certos filhos da Mãe. etc. etc.
    Inté. L.F.

  8. Liliana: É verdade que o Mário Viegas esteve na mesma noite que o Janita no Cine Teatro quando de uma homenagem ao Aleixo. E o Pedro Barroso tem tanto de peso como tem de talento e melodia.

  9. Luis: Se não desapareceram quando não havia nem subsidio para um paposeco não vão desaparecer agora né ? rsss.\\ Quando foi feita uma exposição de escultura, pintura ou outra arte aqui na terra a não ser depois do 25 ? \\ Cravo vermelho ao peito a muitos sempre ficou muito mal aliás até chegaram a usar brancos só para contrariar o pessoal. E até aqui em Loulé, num 25 de Abril de há uns anos distribuiam cravos brancos aos passeantes aliás eles ainda se sentiam bem com o bafo da outra senhora apesar de nessa altura já terem passado alguns anos sobre o 25. \\ Estava a ouvir há pouco os Cantos de la Tierra – Música da Venezuela.\\ Da outra…. da Arábia não lhe digo nem lhe conto, dá para uma discoteca.

  10. Desculpem lá mas estava lendo esta notícia do Presidente Boliqueime. Ele já apareceu por aí para um novo parque de estacionamento ? É só para saber . Louis. A notícia em causa:
    O correspondente do CC em Vale de Cambra diz-nos que o Presidente da República se deslocou hoje a este concelho para inaugurar um parque de estacionamento subterrâneo. Imaginem o que seria se em Belém se descobrisse que há em Lisboa para aí uns 30 parques subterrâneos por inaugurar.

    Miguel Abrantes – “Câmara Corporativa” –

  11. O Programa Allgarve 2010 traz este verão ao Algarve mais de uma centena de grandes espectáculos. Alguns pra nós é mesmo uma vez na vida.
    Este Verão, os municípios do Algarve vão acolher quase uma centena de eventos, para todos os gostos.

    Augusto Miranda, coordenador do programa Allgarve destaca os Fura del Baus, a 29 de Agosto em Lagos, num espectáculo com entrada livre inspirado nos Descobrimentos e que assinala os 550 anos da morte do Infante Dom Henrique.

    «Na minha opinião vai ser o grande evento da edição 2010 e julgo que o maior evento dos programas Allgarve que decorreram até agora: trata-se de uma intervenção dos Fura del Baus, das descobertas e da contribuição de Portugal para este mundo, em que a figura central é o Infante Dom Henrique», revelou o responsável.

    Dados avançados esta quinta-feira pelo secretário de Estado do Turismo durante a apresentação do programa Allgarve, em Faro, indicam que o evento dispõe de 4,2 milhões de euros, sendo que três milhões estão por conta do Governo.

  12. Eh Palma; o amigo não está equivocado nim nada? Subsídios sempre os houve, estavam era reservados só para os cravos brancos,rsrs. Felizardos dos Algarvios que têm milhões para espectáculos, o que não é nada mau… como o amigo lida com o teatro amador, cuide-se, não lhe venham a tirar as migalhas para as juntar aos milhões… depois diga que não o avisei. \\\ Ainda eu não lhe enviei as “cartas” de África nem as do Oriente, estas, é preciso uma paciência de Chinês para as conseguir ler,rsrs. Ando à uma semana a tentar compreende-las e não sei quais enviar… para si, pelo menos leia uma vez na vida, de preferência com ar condicionado,rsrs. Inté. L.F.

  13. Luis: No teatro amador a gente contenta-se com umas sandes de presunto e rsssss. É verdade que recebemos qualquer coisa para colocarmos de pé o estandarte que você viu.rsssss\\ Essa agora das Cartas de África é que me deixou com pulguinha na orelha rs. Entretanto estou ouvindo o Litle Richard no ” Tutti Frutti”, moço que tinha uma voz que dava para tapar 100 vuvuzelas…rssss – Abraço – Palma

  14. Elsa: a coisa promete em bons espectáculos sendo certo que alguns são mais carotes esses que paguem os turistas do dinheirinho. rs

  15. Elsa: a coisa promete em bons espectáculos sendo certo que alguns são mais carotes, esses que paguem os turistas do dinheirinho. rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *