EMBLEMAS…..PARA TODOS OS GOSTOS !

Os emblemas que vos mostramos hoje nestas fotos, são dos anos a seguir à Revolução do 25 de Abril. São emblemas partidários e bem variados como grande era o número de partidos políticos que se formaram nessa altura, sendo certo que alguns deles já existiam na clandestinidade. Nos muitos comícios e manifestações que se realizavam nesse tempo, os militantes ou simples simpatizantes adquiram os mesmos em bancas montadas nesses lugares ou mesmo nalguma loja da especialidade como é o caso de uma famosa em Lisboa.

Estes fazem parte de uma coleção particular…e possívelmente poderá faltar algum entre os muitos que existiram no nosso país.

In Wikipédia : EMBLEMA – “Os termos “emblema” e “símbolo” são usados no dia-a-dia como significando a mesma coisa. No entanto existe uma distinção, sutil, entre ambos. A associação entre o símbolo e aquilo que este representa é direta e óbvia. Ao contrário, a associação entre um emblema e aquilo que este representa é indireta, necessitando de ser analisada e decifrada.

O emblema é, por isso, muitas vezes utilizado para representar, em termos visuais concretos, abstrações como entidades divinas, povos, nações, virtudes morais ou pecados.

Um emblema pode ser utilizado como distintivo identificador. Por exemplo, uma vieira – emblema de Sant’Iago – pregado às roupas, identificava um peregrino, durante a sua peregrinação a Santiago de Compostela. Na Idade Média foram atribuídos emblemas a muitos santos, que serviam para os identificar em pinturas, esculturas ou outras representações. Esses emblemas são chamados “atributos”, especialmente quando são representados junto à imagem do santo, numa obra de arte. Além da vieira de Sant’Iago, outros atributos famosos são a roda de Santa Catarina, a espada de São Paulo e a cruz vermelha de São Jorge.

Os membros das famílias reais e das grandes famílias nobres da Europa, adoptaram emblemas ou divisas pessoais, paralelamente aos seus brasões de armas. Algumas divisas famosas incluem a esfera armilar de D. Manuel I de Portugal, o sol de Luís XIV de França e o javali de Ricardo III de Inglaterra.”

A.C.

Fotos: J. Costa

1 comentário a “EMBLEMAS…..PARA TODOS OS GOSTOS !

  1. Ainda guardo alguns dos comicios depois do 25 de Abril. O pessoal nunca tinha visto um emblema de partido politico. Aldinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *