FARO MONUMENTAL

As quatro fotos que hoje trazemos ao Blog Louletania, dizem respeito a alguns lugares dos mais visitados e admirados da capital do Algarve – Faro.

O PALÁCIO BELMARÇO, foi mandado construir no início do século XX por Manuel Belmarço, um dos comerciantes mais abastados da capital da nossa província e que fez fortuna no Brasil com o comércio de café e cereais. Depois de muitos anos encerrado, é agora Sede de uma grande empresa, a Suburbus. É um dos edifícios mais fotografados da cidade, dada a beleza arquitectónica do mesmo.

O ARCO DA VILA é um notável edifício, mandado construir pelo Bispo D. Francisco Gomes de Avelar, sobre uma das portas medievais das muralhas. É uma obra da responsabilidade do arquitecto genovês Francisco Xavier Fabri e foi inaugurado em 1812.

ARCO DO REPOUSO. Diz a lenda que as tropas do Rei Afonso III após a conquista de Faro aos árabes em 1249, repousaram da terrível Batalha, neste mesmo lugar. Ao longo dos séculos, este velho monumento farense sofreu algumas alterações como aliás aconteceu com outras ilustres construções.

E por último, a foto do antigo Matadouro Municipal da cidade, em plena Alameda João de Deus e que é hoje Biblioteca Municipal. É bem visível a importante e vistosa fachada com motivos orientais.

Esperamos brevemente voltar a mostrar fotográficamente alguns outros monumentos ou lugares desta bela cidade e capital da província mais turística do nosso país.

Fotos : José Costa

Texto : A.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *