Foi em 1903 que Loulé viu pela primeira vez um automóvel !

 

Foi no dia 21 de Abril de 1903 que os louletanos viram pela primeira vez um automóvel.

Quem o conduzia era o Dr José Caetano de Tavares e Mello , proprietário da “ Empresa Automobilística Portuguesa “, com sede em Coimbra. O «Trem sem cavalos» era um “Darraq” de dois cilindros com 20 cavalos e que podia atingir a velocidade, imagine-se, de 70 quilómetros à hora. O Dr Tavares e Mello visitou nesta altura quase todas as terras do Algarve. Convem registar o espanto e a admiração da população que veio para a rua em massa por nunca ter visto semelhante «trem».

Como curiosidade registe-se que neste ano de 1903 o Dr Tavares e Mello vendeu cerca de 25 “Darraqs “.

O ilustre chauffeur, partiu de Lisboa passando por Grândola, Sines, S. Tiago de Cacém, Beja e Mértola. Como não conseguiu apanhar vapor para o Algarve, regressou novamente a Beja. Veio então de comboio até Messines e depois de um pequeno período de descanso,dirigiu-se para Loulé . É de realçar ainda que o estado das estradas do país, na altura, era péssimo.

E foi assim que a vila de Loulé viu passar às suas ruas principais, o primeiro automóvel conduzido como atrás foi referido, pelo Dr. Tavares e Mello proprietário da dita viatura.

Fonte : Engº Luís Guerreiro a quem agradecemos a gentileza de nos ter facultado estes dados tão interessantes, sobretudo para os louletanos.

8 comentários a “Foi em 1903 que Loulé viu pela primeira vez um automóvel !

  1. Belo automóvel. Certamente este ser´um igual ao 1º que esteve na nossa terra. Gostei muito deste post e imaginar como seria a chegada do 1º automóvel a Loulé. Bom fim de semana a todos. Milene

  2. Como seria engraçado poder andar para trás e assistir a essa chegada. Afinal hoje é tudo tão simples. Um reles telemóvel d´para filmar qualquer coisa que aconteça. Kalos

  3. Imaginar que há 108 anos um Darraq entrou em Loulé sob grande agitação e alegria popular é uma coisa que aos jovens de hoje pareceria uma tontice já que muitos at´r julgam que tudo o que possuem hoje sempre existiu. É por isso que em cada casa os pais deveriam explicar o passado aos seus filhos para seu enriquecimento cultural. Cesar Alen

  4. Mas que grande reboliço deve ter sido..Gostava sineramente de poder voltar atrás no tempo para assistir.

  5. O primeiro automóvel que veio a Loulé

    Na terça-feira de manhã a população desta villa ficou admirada com a aparição de um automóvel no qual vinha o sr. Dr Tavares, director techinico da Empreza Automobilista Portugueza, com sede em Coimbra, acompanhado pelo sr Eduardo Romero. (…)
    É um mgnífico carro Darraq de dois cilindros e uma força de 20 cavallos, podendo atingir a velocidade de 70 Kilometros à hora, tem logar para sete pessoas.(…)
    Depois do almoço e de um breve descanso o sr dr Tavares partiu para Faro em cujo trajecto gastou 17 minutos, d’ali seguiu para Olhão, Tavira e Villa Real , regressando novamente aqui na quarta-feira por S.Braz. Na quinta-feira de manhã partiu a visitar as terras de barlavento da província e gastou no trajecto d’aqui a Boliqueime 8 minutos.
    A Empreza Automobilista tem vendido já este anno 12 automóveis Darraq: este constructor tem ganho muitos prémios nos concursos que tem disputado.

    ( Extracto de uma notícia do jornal « Folha do Sul » de 26. 04.1903) Na pág, de face book de Luis Guerreiro.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *