JARDIM DOS AMUADOS

A 16 de Junho de 1948 foi tomada a deliberação de classificar o Jardim do Largo do Batalhão Sapadores do Caminho de Ferro na nossa cidade, com o nome de Jardim dos Amuados. Seguindo a tradição, a origem deste nome advém da existência de bancos com as costas voltadas uns para os outros.

Este espaço de lazer, edificado no local do antigo cemitério, foi construído nas duas últimas décadas do século XIX, conforme refere a seguinte acta de vereação:

“Deliberaram também mandar fazer um muro de um metro de altura à frente do terreno que fora ocupado pelo cemitério velho, em frente da Igreja Matriz, e colocar neste uma grade de ferro e portão, a fim de fechar aquele espaço destinado para jardim e evitar por este modo os danos que possam ali causar os mal intencionados (….).

O espaço foi florestado posteriormente, tendo a Câmara Municipal, a 29 de Janeiro e 1890, decidido arborizar parte do Largo da Matriz ocupada pelo antigo cemitério, destinado para esse fim numa porção de árvores pertencentes à Câmara e existentes num viveiro da Horta d’El Rei.

 

 

Fonte:: Agenda da CML Dicionário Toponímico – Cidade de Loulé – Jorge Filipe Maria da Palma).

Fotos: Postal ilustrado da década de sessenta e fotografia de Louletania \ Setembro de 2012.

7 comentários a “JARDIM DOS AMUADOS

  1. Dum cemitério naseu um jardim onde muitos pares de namorados fizeram juras de amor sobre a terra sagrada dos antepassados. Maria Jose

  2. O ome é lindo e devi estar aberto apenas a casais de amuados…para ali fzerem as suas reconciliações. German

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *