Jornal com história no espólio de Pedro de Freitas……

Pedro de Freitas foi um louletano batalhador nas várias actividades a que se dedicou, mas sobretudo conhecido ainda nos dias de hoje pela autoria do livro “ Quadros de Loulé Antigo “. Deixou um interessante espólio à terra que tanto exaltou, com centenas de documentos que com o passar dos anos vão somando cada vez mais interesse. É o caso do documento que hoje apresentamos, um jornal polaco que lhe foi oferecido por alguém que vinha na altura, dos campos de concentração da vizinha Espanha.

Por gentileza de Luís Guerreiro, trazemos hoje aqui, uma foto do tal jornal polaco que atrás referimos acompanhado do seguinte texto:

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

“Pedro de Freitas era Revisor da CP, jornalista, músico de filarmónica e autor de uma dúzia de livros de cariz regional a que acrescento as suas memórias na participação na primeira grande guerra, com prefácio do General Raul Esteves. Em 19…43, um Polaco ofereceu-lhe um jornal, onde anotou: «Jornal Polaco que me foi oferecido na noite de 22 de Julho de 1943, no comboio nº 811, por um polaco que seguia viagem para Vila Real de Santo António e vinha dos campos de concentração de Espanha em companhia de mais 92 seus compatriotas. Destinavam-se aos heróicos aliados para o Norte de África e seguiam todos sorridentes, satisfeitos e desejosos de entrarem depressa na guerra para vingarem a sua Polónia. Diziam mal da Espanha. Pedro de Freitas. (– Jornal editado em Londres e tarjando luto pela morte do seu presidente do ministério,ocorrida em Gibraltar quando iniciava, num potente avião,a sua viagem para Londres. ) »

 

 

3 comentários a “Jornal com história no espólio de Pedro de Freitas……

  1. É muito interessante este documento de 1943. Sobretudo pela história de uma época de tanto sofrimento. Um homem vindo dos campos de concentração de Espanha já é uma história por si só. Madeleine

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *