JOSELITO UM DOS ÍDOLOS DA NOSSA INFÂNCIA

josellito o filme_thumb[3]_joselito_fotos_pelicula_54

JOSELITO

Já lá vão cinquenta e três anos sobre a rodagem do primeiro filme “ Joselito o pequeno rouxinol” interpretado por um jovenzinho espanhol que se tornou rápidamente no ídolo de milhões e milhões de cinéfilos em todo o mundo.

Foi na simpática vila de Priego de Córdoba, na nossa vizinha Andaluzia, que tiveram lugar as filmagens dessa película que foi um êxito estrondoso em toda a América Latina, Europa e até na América do Norte onde o cinema espanhol não tinha grande sucesso.
Joselito era possuidor de uma potente e encantadora voz para uma criança do seu tamanho, e por isso, aliado ainda a argumentos melodramáticos que na verdade retratavam a pobreza e as muitas dificuldades da Espanha Franquista, as multidões acorriam para ver e ouvir o detentor da “Voz de Ouro”.
Para fazermos uma pequena ideia do sucesso obtido com o filme, calcula-se que o produtor do mesmo tenha arrecadado naquele ano cerca de mil milhões de pesetas.

Muitos anos mais tarde Joselito havia de passar por alguns graves problemas que o levaram à barra dos tribunais, mas que os seus milhões de admiradores parece já terem perdoado.

Para as gentes da minha geração que também deliraram com as aventuras de Joselito, aqui ficam duas fotos para nos lembrarmos melhor de algumas furtivas lágrimas caídas das nossas pequenas faces nas salas dos cinemas de então.

Texto: Palma

9 comentários a “JOSELITO UM DOS ÍDOLOS DA NOSSA INFÂNCIA

  1. Quem não se recorda desse cantorzinho que enchia salas para o escutar com a sua voz de autêntico Rouxinol ? Encontrei algures a letra da canção mais popular do Joselito que aqui deixo para todos os seus admiradores.
    LA CAMPANERA

    Porque han pintao tus orejas, la flor de lirio real.
    porque te han puesto de seda, hay campanera por que será
    mira que to el que no sabe, tu eres la llave de la verdad
    dicen que tu eres buena y a la azucena, te quisieran comparar

    dile que pare esa noria que va rodando, pregonando lo que
    quiere
    que por saberla tu historia, le estan buscando como y cuando
    donde quiere —¡Ay! campanera…aunque la gente no crea

    tu eres la mejor de las mujeres porque
    te hizo dios su pregonera.

    Música

    Porque se para la gente, na mas la ven de pasar
    pòrque es la alondra valiente que alza la frente y echa a
    cantar.
    dicen que si un perseguido que anda escondido la viene a ver
    cuentan que amante espera la campanera con la ronda de las
    tres..

    Lleva corona de gloria. Coge el revuelo del desvelo por amores,
    cuando el rodar de la noria, tampoco el velo toca el cielo de
    colores,
    ay campanera. Desde el amante que espera… con la bendición de
    los
    altares, como manda Dios, su compañera

    Autores:Naranjo, Carlos Murillo, G. Monreal

  2. Há muito que se não houve falar, pelo menos por cá, do Joselito. Hoje já cinquentão ou sexagenário.O tempo passa mas estes artistas do nosso tempo são sempre lembrados. Porque têm valor certamente. Uma boa recordação.

  3. Não esqueçam a Marisol. Também ela espanholita de cepa e que surgiu a seguir ao Joselito. Casou mais tarde com o grande bailarino de Espanha António mas parece que se retirou cedo das andanças cantoris. Os anos vão passando e nós vamos dando mais valor a quem merece realmente.E Olé !

  4. Ainda há pouco vi na Televisão espanhola um filme, não esse mas um outro também de grande sucesso desse jovem cantor agora já entradote. O filme era realmente ternurento e as canções magnificamente cantadas. Bom fim de semana. Melro

  5. Não conheci esse pequeno actor mas vou espreitar ao you tube para ver se o oiço mesmo 5o anos depois. Chau – Lion

  6. Eram filmes que tocavam as pessoas pois o tempo era de miséria e ali o povo via-se retratado com os seus problemas e falta de quase todos os meios. Franco tal como Salazar foi um tirano. Pior ainda. Um bom fim de semana.

  7. Sentí uma alegria imensa ao acessar o google descobri esta preciosidade que é Joselito.
    Marcou toda minha vida, hoje sou professora de canto infantil inspirada em Joselito El Ruiseñor.Obrigado por este espaço Linês

  8. Esta página fez-me lembrar quando, há muitos muitos anos, ia ver os filmes interpretados por ele e pela Marisol.
    No início da década de setenta, o Joselito andou por Angola em digressão. Fui vê-lo a actuar e consegui um autógrafo. Mas que decepção! Já não tinha nada a haver com o ‘astro’ que fora na infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *