Letra C do nosso abecedário – Carnaval de Loulé –

DSCN3751DSCN1561carn.verão

FOI NO LONGÍNQUO ANO DE 1906 QUE TIVERAM LUGAR EM LOULÉ AS PRIMEIRAS BATALHAS DE FLORES.

ATÉ ENTÃO, A ÉPOCA CARNAVALESCA ERA UM TEMPO DE BRINCADEIRAS DE MAU GOSTO E POR VEZES MUITO OFENSIVAS PARA QUEM SE PASSEAVA NAS RUAS DA VELHA VILA..
CENTO E TRÊS ANOS NOS SEPARAM DESSA ÉPOCA . E AO LONGO DE TODO ESTE TEMPO, INÚMEROS FORAM OS ARTISTAS LOULETANOS E NÃO SÓ, QUE DERAM COR E ARTE A UM ESPECTÁCULO QUE PORTUGAL INTEIRO CONHECE.
“ LOULETANIA” PRESTA AQUI , HUMILDE HOMENAGEM A TODOS ESSES ARTISTAS QUE AO LONGO DESTAS CENTENÁRIAS BATALHAS DE FLORES, NOS PROPORCIONARAM BELAS TARDES DE ENTRETENIMENTO CARNAVALESCO.

DOS «ARQUITECTOS» E CONSTRUTORES DE CENTENAS DE CARROS E DECORAÇÕES DA INIGUALÁVEL AVENIDA JOSE DA COSTA MEALHA,FOCO AQUI ALGUNS NOMES DE QUE ME LEMBRO, PEDINDO SINCERAS DESCULPAS A ALGUNS QUE POSSAM FICAR DE FORA.

ASSIM, FICAM AQUI RECORDADOS OS NOMES DE MANUEL CORREIA, PROFESSOR DUARTE, JOSÉ BAPTISTA, JOSÉ MARIA OLIVEIRA, LUÍS FURTADO E PALHÓ. NA ORGANIZAÇÃO DESTAS FESTAS E JÁ LÁ VÃO MUITOS ANOS, CONTINUA LIDERANDO A SUA EQUIPA, O LOULETANO JÚLIO GUERREIRO.

AMIGOS LOULETANOS ESPALHADOS PELO MUNDO, O CARNAVAL DE LOULÉ APESAR DE UM POUCO ABRASILEIRADO COMO QUASE TODOS OS OUTROS QUE SE REALIZAM POR ESSE PAÍS FORA, CONTINUA AINDA A SER UMA FESTA À GRANDE E À LOULETANA. FESTAS ESTAS A QUE AINDA GOSTO DE CHAMAR “ AS GRANDIOSAS BATALHAS DE FLORES DE LOULÉ”. Palma

( A 1ª foto mostra vários cartazes de Carnavais louletanos e a 2ª

um carro alegórico de autoria de Luís Furtado e que fez parte do Corso de 2008 )

32 comentários a “Letra C do nosso abecedário – Carnaval de Loulé –

  1. O Carnaval de Loulé é um grande cartaz da terra mas já podia ter mudado alguma coisa em todos estes anos.É necessário que seja feito já que há artistas bons para essa mudança e dinheiro também pelo jeito que se vê durante o ano em Loulé. Os que fazem este Carnaval são capazes de certeza fazer um outro mais dos tempos de hoje. Divino

  2. O Snr. Divino tem alguma razão. Gastam-se fortunas ao longo do ano nesta terra e para o Carnaval não haverá dinheiro para o mudar ?
    Tenho corrido Carnavais do País e o nosso poderia ser mesmo Rei. Acho o de Torres Vedras o verdadeiro Carnaval Português. E Loulé com a fama que tem poderia muito bem passar-lhe à frente. É preciso vontade para isso. Quem poderá dar o primeiro passo ?

  3. Há muito que não vou ao Carnaval de Loulé. Quando era jovenzinho gostava do movimento da malta e da alegria que aquele recinto tinha já que se podia andar de um lado para o outro o que não acontece noutros carnavais. Há sítios em que se tem de estar sentado a ver passar o desfile. Ali não. A malta integra o próprio desfile. Espero que ainda seja assim.

  4. Viva Palma; pelo menos até à letra C já se safou… já não falta tudo,rsrs. Quem poderia ajudar a dizer algo mais era o Baptista, mas a esta hora ele ainda deve estar a dormir,rsrs. Dos cartazes expostos reconheço o de 89, do Baptista, 93 / 96 do Prof. Duarte, 82 do J. Maria, os outros não sei. Sempre que se fala do Carnaval, vem sempre ao de cima a palavra mudar, tudo bem, mas mudar em que sentido?… sugestões aceitam-se. O nosso Carnaval é de tradição, e conhecido, como a batalha das flores, mesmo assim temos feito algumas alterações misturando outros materiais… em termos artísticos temos melhorado, e se não há outras melhoras é porque o tamanho dos carros, e a Avenida não comporta outras “aventuras”… depois há uma tripulação que ocupa x de espaço… temos um exemplo neste carro… só a saia é que tem flores, o “Deus” Indu e as figuras ocupam-no todo, que mais haveria a fazer?… por acaso havia, e eu digo-vos… as formas douradas, eram para sair fora das saias mais ou menos um metro, ficando o carro mais cheio e com outra beleza, neste caso, a culpa não me cabe. Para 2010 é natural que haja novidades, tudo depende do andar da “carruagem”… mais não posso dizer… é segredo de estado,rsrs. inté. L.F.

  5. O Luis Furtado explicou bem alguns motivos que não deixam que seja diferente o Carnaval. O tamanho das placas e as suas curvas não deixam que os carros possam ser aumentados mas aquela avenida continua a ser um recinto de excepção. Para os louletanos é natural que vendo este espectáculo todos os anos e mais do que uma vez a coisa já não tenha o entusiasmo de quando eram jovens. De qualquer modo é de continuar sempre um Carnaval com mais de cem anos.

  6. Não devemos esquecer que hoje há carnavais por todo o país. E estão todos com um cheirinho a Brasil. Percebe-se porquê. Não há música mais condizente com uma festa destas do que aquela. Há quem não pense assim como em tudo na vida. Gostaria de ler aqui outras opiniões como as do Julio Guerreiro ou do Palhó já que o Luis Furtado já deu a sua.
    Zeca

  7. Caro Luís: As suas explicações penso que elucidaram a malta.Nesta coisa de Carnavais há sempre como noutros assuntos quem veja a coisa por outro prisma ou não fôssemos nós todos desiguais. Aquela foto dos cartazes ou calendários sãos os únicos que possuo mas gostaria de ter alguns mais destes últimos anos. Será que que haverá possibilidade de se arranjar? Quanto ao Baptista seria bom que ele deixasse aqui a sua opinião. Agradecia que lhe desse um toque para o entusiasmar a tal já que é uma pessoa que esteve ligada ao Carnaval durante uma certa fase do mesmo e que terá algo a dizer assim como o Palhó e o Júlio Guerreiro. De qualquer modo a vontade de o fazer partirá deles. Abraço – Palma

  8. Tó. Hoje faço 60! Aos 5 já andava nos carros alegóricos! O nosso era feito no armazem que havia por baixo da nossa casa, onde muitas vezes fizemos ensaios dos Top Kings, que no dia 29 de Agosto se vão juntar num almoço musical em Salir!
    Abr
    Pedro

  9. No dia 29 de Agosto, os “Top Kings”, conjunto musical de Loulé, nos Anos 60, vão juntar-se num “almoço musical”, em Salir , na Quinta do Cavaco!
    Vou chamar a este encontro “Recordar Loulé, Anos 60”!
    Além dos que estão na foto, da esquerda para a direita, Tota, Clareza, Eu, Barão e Zé Palha, espero que apareçam o Pepe, que é jornalista em Quarteira, o Sérgio Rodrigues que é médico no Centro de Saúde de Loulé, o Paulo Carapinha que está na CGD de Loulé, o Zeca “Fala Fina”, talvez o Adelino que nos vendia os instrumentos, e muitos mais…
    Como diria o Zeca :- Venham mais cinco!
    Julgo ser uma excelente oportunidade para recordar Loulé, e não só, nos idos anos 60!
    Vê no “Faro Este”

  10. Pedro Cabeçadas: Antes de mais os meus parabéns por teres entrado na carreira dos sábios e experientes da vida. Já estive no Faroeste como aliás regularmente o faço. O nosso amigo Xico Ferro já me tinha ligado nesse sentido. Acho uma óptima ideia já que «recordar é viver» e a vida não dura sempre. Pena não haver muitas fotos. Ainda se salvaram algumas. Hoje então, tiram-se aos milhares e chega a ser aflitivo querer olhar a tantas e tantas fotografias digitais de simples festas a grandes festejos.\\ É verdade que tu iniciaste a tua carreira «alegórica » bem cedo em carros »caseiros» pois nessa altura as Sociedades Recreativas e algumas famílias eram responsáveis pela apresentação dos carros. Abraço e um grande dia de festa interior e à mesa. Abraço amigo.

  11. O carnaval ou a batalha das flores de Loulé foi desde sempre o melhor do país … alguém duvida? … não quero ver dedos no ar … ai, ai 🙂 … Palma , o abc… vai ser pequeno pra tanta evocação que se prevê … o que os 60 fazem às pessoas … acho que vou aproveitar bem este ano que ainda tenho de percorrer até lá … se lá chegar claro … bem, a 29 do próximo mês quero estar na minha santa terrinha com vocês … abraço

  12. Lila: Eu gosto mais do termo Batalhas de Flores como era no meu tempo de menino e moço rss. Acho uma apresentação bem mais original. \\É verdade Lila…. já viu como o nosso amigo Pierre entrou na decada de sessenta rsss ???? se ainda há uns anos atrás andava no Colégio da D. Arlinda ? Bem pelo jeito em Agosto lá para o final há muita coisa para recordar… Boa noite para a Capital do Al garbe. Palma

  13. Agora que vêm aí acontecimentos com muita gente convem termos todos alguns cuidados.O Calçadão de Quarteira informa que o Hospital de Faro passa, a partir de hoje, a integrar a rede de unidades de referência preparadas para receber doentes com Gripe A (H1N1), que já integrava os hospitais D. Estefânia e Curry Cabral, em Lisboa, S. João do Porto e Hospitais da Universidade de Coimbra.

    O Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dr.ª Laura Ayres passará, a partir da próxima semana, a estar preparado para fazer as análises que permitem identificar o vírus da Gripe A, pois estas eram realizadas apenas no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e nos laboratórios do Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

  14. Temos Carnaval à porta. Falo do Carnaval de Verão que não é centenário mas deve ter mais de vinte anos. Oxalá o surto de gripe não venha a aumentar para que tudo corra pelo melhor. Essa notícia do Hospital de Faro com o Laboratório Drª Laura Aires é boa para o Algarve. Mas que não fosse preciso a sua utilização é que era mesmo muito bom. Entretanto vamos recordando os carnavais de tantos e tantos anos. Berto

  15. Sul e Berto não tenhamos dúvidas que estamos perante qualquer coisa que ainda ninguém sabe qual será o desfecho daqui a uns meses.
    Essa notícia em relação ao Hospital desta zona do Algarve é boa. Se se conseguir controlar a « bicharoca» já não era nada mau. O pior é se se perde o controle. Mas de qualquer modo eu sou mais um dessa massa enorme de ignorantes na matéria, mas que estão de olho à trela. Não gosto de fazer palpites num assunto tão melindroso. Mas qualquer um tem algum receio. É normal. Entretanto Luis Furtado imaginou ” O sonho de uma noite de verão” para a tal noite de Carnaval em pleno Agosto.

  16. Viva Palma; tenha cuidado com o, os vírus… até era capaz de ser um bom tema para um Carnaval… com tanta espécie de vírus que por aí anda… agora é que não saio do casulo,rsrs… o Hospital de Faro já devia ter essa unidade há mais tempo, mais vale prevenir, e não sei o que vai por aí com a chegada de turistas provenientes de países muito mais contaminados… estão a ser bem controlados?… não é por nada, é que estou numa idade de risco,rsss. \\\ O Jobat deve ter escondido o telemóvel que não consegue ouvi-lo…”Sonho de uma noite de Verão”, é já no dia 8, dedicado este ano em parte às crianças que fomos nós, (os “cotas”),evocando o pião, os berlindes, o arco, os moinhos de papel, o carrossel de brincar, o pássaro de madeira, e o cavalo de baloiçar… foram convidados pró evento, o José Sócrates e a M. Ferreira Leite, que irão mascarados de Romeu e Julieta,rsrs. E assim, gratuitamente, se faz publicidade ao nosso Carnaval com a “cumplicidade” do amigo Palma,rss. Pena não estar aqui o cartaz, ficava mais completa, o Cachola já o tem, é só pedir… Tenho aqui muito material dos últimos anos para si, mas só o levo quando passar o surto da gripe,rsrsss. Inté. L.F.

  17. Ora, amigos meus; que pode este “lunático” dizer sobre a mais bela e popular iniciativa louletana?
    A mais enraizada e libertária festa da terra é mesmo o Carnaval. Baptizaram-na de “Batalhas de Flores” para a tornar civilizada, sim que o Sr. Costa Mealha deplorava a má educação das gentes não escolarizadas que tinham como escape o Entrudo para, entre outra poucas vergonhas, achincalhar a classe dominante e deitar a manita a donzela da “fina-flor”…
    Alguém sabedor da vida desta vila me dizia ontem não compreender e não perdoar as honrarias concedidas a este “aristocrata” que explorou a miséria e conseguiu passar à História por feitos que não produziu mas impôs.
    Deixando de lado o homem que dá nome ao sambodromo e voltando aos dias de folia (que o sr. de Boliqueime desejou banir por força de lei), conforme conversas na “Tertúlia da Cabidela”, entendo que este cartaz anual incontornável poderia ser âncora para a criação de emprego local e de estímulo da criatividade residente. Neste ideal contexto, escritores, artistas plásticos e gentes do teatro e das artes circenses bem poderiam desenhar um “Carnaval Nosso” que se auto-alimentasse, auto-financiasse, se libertasse da asfixiante tutela autárquica; em suma que torná-lo um “motor” de trabalho, desenvolvimento e germinador de vocações nas artes performativas e do espectáculo.
    Lunático serei, como me chamam, mas sei ver potencialidade onde elas existem!
    Um forte abraço para as gentes da Louletania com maior ênfase para aqueles que, por aqui passando, fazem o Carnaval que temos e é bom… tenho dito e estou às ordens!

  18. Luis: Estou com a Net aos soluços rs espero que não seja o magano do vírus.Estou piurço com esta netina. O Sonho de uma noite de Verão queria coiocar o cartaz ainda neste post. Era oportuno antes de avançar para outra letra.|||||| Almeida: Eu sabia que tinhas algumas coisas a dizer no teu comentário sempre magnifico sobre as festas carnavalescas. Aliás já tinhas dado um ar da tua graça no dia da Tertulia da Cabidela Artística Louletana” rss. Moços vou ver se isto volta ao normal. Abr. Palma

  19. Palma; melhor seria mudar a Net pra Capital,rsrs. Falei ontem com o Jobat, e deu-me a entender que está com vontade de dar uma saltada por aqui… e vocês? \\\ Paira uma grande “tempestade” de trabalho que pode comprometer a exposição na data que estava prevista… não sei não, pois tenho que pintar a Revista toda, que se chama, “Agarra, que é honesto”…rss… já não tenho cabedal para trabalhar 16 h. por dia… a ver vamos… se conseguir as 12, tem avondo,rsrs. As melhoras da “Neta”… Inté. L.F.

  20. Luís: Boas Novas – A ” Neta” voltou ao normal. rsss( O diabo seja surdo e mudo) mas o que é certo é que ela veio tão boazinha que até já colocou o poster do ” Sonho de uma noite de Verão”. \\\ ” Agarra que é honesto” tá-se mesmo a ver que vai dar trabalho….\\ Se o Joba tem possibilidades de ir aí
    vamos ver em que altura. Temos de saber quando …\\ Consegui ainda colocar neste post o seu cartaz que assentou ali como uma luva. Abraço – Palma

  21. Aos amigos e desconhecidos que já tinham passado por cá quero só informar que foi acrescentado a este post o cartaz” Sonho de uma noite de Verão” mais uma vez de autoria do nosso amigo Luís Furtado que alguém já me disse rsss que está em todas. É bom sinal. O Carnaval nocturno de Loulé realiza-se apenas uma só noite e não é centenário como o outro. Este começou há cerca de de vinte anos ( ?) e pretende além do mais dar a conhecer neste mês de férias aos portugueses que vivem lá fora e aos estrangeiros que nos visitam como são estas festas na nossa terra. Palma

  22. Oh Luís tás doido o quê?
    Não penses concelar ou comprometer, nem que eu vá aí buscar aquilo que tu escolherem e coloque na Galeria… tu expôes este ano!!! “Tás armado em Cão com pulgas ó quê”?

  23. Shakespeare ficará muito honrado … da Grécia mítica à Louletania afável … Gosto do poster sim senhor! … bom fim de semana … espero que não tão ruidoso como este por estas bandas … 🙂 abraço

  24. Acho que o mês de Natal era o ideal para a exposição do Luís. Mas ele é que sabe do trabalho que tem e vendo bem também já fez 45 há algum tempo. A gente tem limites Snr. António Almeida. Se o Senhor está a gora na 2 fase da adolescência cheio de energia e de outras coisas mais nem todos se podem gabar do mesmo rsss. Uma tarde bonita de principio de fim de semana.

  25. Lila: Afinal o que se passa por aí pela sua zona? Há combates e chaimites no terreno ? Não me dia que de Tavira já começaram a chegar canhões de longo alcance.rsss. Um bom fim de semana por aí. Por cá já passou o arranca corações chamado Tony Carreira, que o grande industrial das massas e arrozes trouxe a esta risonha cidade.No nosso tempo era o Adamo e outros. Agora é este rapaz… e outros.

  26. O que faz falta é despertar a malta, o que faz falta…rsrs. Já temos um voluntário. Palma; o jovem Almeida está pior que nós “cotas”… não falei em anos, falei de datas… nada ficará cancelado se for em finais de Novembro ou princípios de Dezembro… além da revista, (não contava com tanta coisa), ainda tenho que preparar o Carnaval 2010 até meados de Outubro… a seara é grande e os ceifeiros são poucos,rsrs. O Jobat deve vir em Agosto, é só combinarem… há cá muitos filmes para verem,rsss. Inté. L.F.

  27. Palma … são as motas senhor … se poder me fosse dado, tranformava-as em rosas … anseio por Domingo à tarde … são outros carnavais Palma …:))))))

  28. Luis: Como lhe disse o mês de Natal é ideal para as vendas rsrs..\\\ Afinal trabalho não lhe falta e isso é o melhor que lhe pode acontecer além de uma boa saúde. Quanto a Agosto é quando a minha mulher terá as suas férias e a gente se desloca… Vamos ver. Abraço – Palma

  29. Lila: E eu que pensava que você fosse uma motoqueira de cabelo ao vento e lencinho à Palestiniana.. rs.. è festa. É festa ! o que é preciso é tomar partido dessa algazarra toda. Afinal estará aí gente dos cinco continentes mesmo à sua porta. Nem todos têm essa sorte rsss. Abraço – Bom f.d.s. Palma

  30. Palma; fale com o Jobat, estou em crer que para ele, qualquer dia de Agosto dá, o voluntário Almeida só entra ao serviço lá pra Setembro. Vou até ao Egipto pintar o olho da Rainha,rsrs. Inté. L.F.

  31. Luis: Boa tarde: Falarei com o Jobat. \\ Ai os honestos mete a Rainha do Egipto ? De quem são os textos ? Até logo – Palma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *