Loulé \ Carnaval : Imagens do passado e do presente !

Estamos a poucos dias de mais um festejos carnavalescos na nossa Terra de Loulé.

Foi em 1906 que teve lugar a primeira de todas as Batalhas de Flores à louletana.

Terminado o carnaval da má educação, da brincadeira sem graça e da violência, segundo rezam crónicas da época, era tempo de iniciar em Loulé um novo ciclo. Uns festejos carnavalescos à semelhança do que se fazia nalgumas cidades da Europa como Nice por exemplo.

Desde aí até aos nossos dias, apesar de algumas vicissitudes pelo caminho, tem sido possível manter a realização destes festejos de Entrudo que atinge este ano o seu 105º ano.

Deixamos aqui duas fotos bem distantes uma da outra. Uma do 1º Carnaval realizado em 1906 e outra, de um dos últimos , mais precisamente o realizado em 2008.

Fotos: De 1906 – cedida por Luís Guerreiro.

De 2008 – do nosso arquivo fotográfico.

4 comentários a “Loulé \ Carnaval : Imagens do passado e do presente !

  1. Palma; ainda à quem diga que antigamente é que era bom, que diferença abismal… olho para os carros antigos até com uma certa simpatia e ternura, era o melhor que podiam fazer, se tivessem os materiais de hoje outro galo cantaria, nestes casos, passado é passado que não volta mais, já sugeri ao J. guerreiro que se fizesse um Carnaval com o passado o presente e o futuro que ficou em aberto, será para o ano??? Inté. L.F.

  2. Luís: Tenho dito isso tantas vezes a pessoas que me dizem que os carros de há 40 ou 50 anos é que eram belos. É preciso não ter o mínimo de conhecimento. Não quer dizer que não houvessem carros muito bem feitos há 50 anos fazendo a comparação com a época….\\ A variedade de materiais que existem hoje dão uma infinita possibilidade de criação em comparação com a pobreza de então. Estou convencido que muitos artistas de antigamente nos dias de hoje fariam também maravilhas….. \\ Espero que seja para o ano o tal Carnaval do passado, presente e futuro ! Mas isso é coisa para se pensar a longo prazo. Abraço – Palma

  3. Apesar de haver muitos carnavais por esse país fora os nossos artistas continuam a dar cartas na feitura dos carros. Luís Furtado´é um dos grande senhores do Carnaval de Loulé. Vamos aguardar para vermos a sua arte Domingo 6 de Março. Tenho fotos de vários anos e gosto de revê-las de quando em quando.
    Mimi

  4. Carnaval molhado ? Não me consigo divertir no Carnaval. Apenas gosto de apreciar o desfile dos carros. O resto é sempre a mesma coisa . E muito fingimento de divertimento. Sabem lá o que é divertimento ? Paul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *