Loulé \ cidade vista por um artista gráfico

A vila de Loulé é das sedes de concelho do Algarve, com maior crescimento populacional,quase duplicando entre 1732 (4 449 habitantes ) e 1837 (8 393 habitantes). No segundo quartel do século XIX, a instabilidade política resultante das invasões napoleónicas, da fuga da corte para o Brasil, das lutas liberais, da guerrilha do Remexido e do surto de cólera de 1833, determinará nova estagnação da economia e do crescimento da vila. Todavia em 1850, Loulé é vista por Bonnet como a “ vila do Algarve mais agradável para residir e a mais populosa”

 

In “ Guia da Reabilitação e Construção – Edição CML

As imagens que apresentamos são de autoria de Luís Santos – Gráfica Comercial – Loulé – Ano 2000

5 comentários a “Loulé \ cidade vista por um artista gráfico

  1. nunca tinha visto por esta perspectiva a cidade de Loulé. Muito interessante. Parabéns ao artista. Joli

  2. A Praça da República parece uma imagem de um filme de ficção. Disseram-me que saíu há anos um calendário com estas imagens. Corresponde à verdade ?

  3. O Prof. Luís Santos é um notável artista farense. Tem uma excelente colectânea de imagens de Faro antigo. E suponho que tenha mais imagens belíssimas de Loulé.
    Infelizmente, como quase todos os artistas algarvios, é pouco conhecido (e menos ainda, reconhecido) na sua terra…
    Não estará na hora de o conhecermos bem, de lhe manifestarmos o devido apreço, promovendo uma exposição pública? Aqui fica o convite às Câmaras e entidades oficiais de Faro e Loulé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *