Loulé : O mais belo Mercado !

8390242546_584b034f26_z Inaugurado em 27JUNHO1908 JPG_54de78369900e292f0f996830236286d

Foi no dia 27 de Junho de 1908, faz no próximo mês 105 ano, que um dos mais admirados edifícios de Loulé, foi inaugurado. De autoria do Arquitecto Alfredo Costa Campos, de Lisboa, o nosso belo Mercado de linhas árabes, sofreu algumas alterações desde o documento inicial de 1903. Mas essas mesmas alterações não desvirtuaram de modo nenhum o projecto imaginado por aquele Arquitecto que hoje, muito justamente este blog recorda chamando a atenção uma vez mais para a qualidade e lindeza do edifício. Há quem diga que está entre os três mercados mais bonitos do país. Acreditamos. Não é vulgar passar por uma localidade e ficarmos de certo modo encantados com o seu mercado. Sempre tem acontecido com quem visita Loulé e sobretudo, depois das obras de recuperação 2005/07. E como muito bem diz o nosso amigo Engº Luís Guerreiro, o Mercado de Loulé reabriu, para as mesmas funções para que foi concebido inicialmente, mas numa perspectiva de modernidade, higiene e segurança compatíveis com as exigências dos tempos actuais não descurando a sua componente turística dada a sua localização e as suas características que o tornam no principal ex-libris da cidade de Loulé.

* * * * * *
Fotos: Postal antigo \ década de 30 e foto obtida no dia da reabertura das obras de restauração, por “Obrecolo” Empresa que procedeu às mesmas.

4 comentários a “Loulé : O mais belo Mercado !

  1. Aqui está uma joia da arquitectura louletana. Um belo mercado idealizado pelos homens de há mais de cem anos.

  2. Sempre gostei desta joia louletana. Agora digam lá se os arquitectos de há cem anos não tinham ideias brilhantes.

  3. Concordo.
    Importante salientar a magnifica obra de recuperação e também a forma como depois se tem sabido gerir com profissionalismo este edificio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *