LOULETANIA: TOCÁMOS NO TITANIC

Titanic

TITANIC : RESTOS DE UMA VIAGEM FANTASMA

Inesperadamente quando ontem passávamos junto à Estação do Rossio em Lisboa, reparámos numa indicação que referia à existência de uma exposição no 2º piso daquele belo edifício. Tratava-se nada mais nada menos do que uma Exposição com cerca de 250 objectos reais, conseguidos extraír das profundezas do Oceano, onde há 97 anos se afundou o transatlântico mais famoso de todos os tempos. O Titanic. É realmente emocionante estarmos na presença de objectos reais que se encontravam naquele navio na fatídica noite de 14 de Abril de 1912. E até podemos tocar num fragmento do casco do dito navio, apesar deste estar envolvido numa montra de vidro.

Ficámos a saber entre outras coisas que apenas se salvaram 705 passageiros tendo perecido mais de 1 500.

O bilhete para esta interessante Exposição é uma réplica de um dos muitos bilhetes entregues aos passageiros desse passeio fantasma. Cada um dos visitantes pode no final da exposição verificar se o proprietário do seu bilhete se salvou ou morreu no naufrágio. É que existe

numa das paredes da última sala, a lista dos nomes de todos os passageiros que se salvaram e dos que faleceram. Para satisfazer a curiosidade de alguns de vocês, posso-vos dizer que o meu bilhete dizia respeito ao Coronel John Jacob Astor IV de 47 anos, natural de Nova York e que viajava em 1ª classe no camarote X C-62-64 acompanhado da esposa Madeleine Talmadge Force Astor e ainda dos seus empregados e do cão Airedale.

Motivo da viagem do casal: Os Astor voltavam de lua de mel da Europa e Egipto. Esta viagem serviu em parte para se afastarem dos mexericos sobre a diferença de idades que existia entre ambos. É que Madeleine tinha apenas 18 anos e estava grávida.

Para finalizar, ainda soube que o Coronel Astor era o homem mais rico a bordo do Titanic e a sua fortuna estava avaliada em cem milhões de dólares naquela altura. Mais de um bilião e setecentos mil dólares em 2006.

Por tudo isto, aconselhamos vivamente que quem se interesse por este tema, visite a referida exposição que está patente apenas até ao dia 11 do corrente mês de Outubro.

Mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo já visitaram esta mostra nas dezenas de cidades por onde já passou.

Texto e Foto : Palma

17 comentários a “LOULETANIA: TOCÁMOS NO TITANIC

  1. Tenho bastante pena de não puder ver a exposição do Titanic. Já tinha ouvido por alto falar nela, mas como não vi nenhuma reportagem, esqueci-me. Olha pelo menos contas-me depois. Zé

  2. Posso-vos dizer que teria muito mais emoção em tocar nesse resto do Titanic do que no Presidente Cavaco. Lá estava ele mais uma vez sózinho à porta de «casa» e com aquele ar de quem não gosta mesmo de ninguém a não ser da família. Quanto ao Titanic também tenho pena de não ver . Não tenho disponibilidade para ir a Lisboa. Tudo bem. Boa semana.

  3. Um dos sintomas de uma possivel leva do acidente, era as constantes “falhas” que os construtores dispensaram aos navios.O mais conhecido era o facto de que numa embarcação que poderia levar mais de 2200 passageiros somente haviam botes salva-vidas para 1178 pessoas. Além disso, os vigias não tinham acesso a equipamentos como binóculos mesmo depois que o Titanic abandonasse Southampton, apesar de crescente o aviso de gelo.

    A maior parte das críticas foram dirigidas ao capitão Smith, que acelerou o barco sabendo que havia perigo de icebergs na área. De acordo com a estimativa, foram 5 avisos.
    Mas nada conseguiu evitar esta tragédia. Belgien

  4. È uma história impressionante e que alguns fanáticos tentaram fazer passar como castigo de Deus. Como se Deus fosse um mau patrão daqueles que castigam por dá cá aquela palha. Não se percebe que tipo de crentes são estes. Ali foi a teimosia do Comandante e da pouca sorte do Iceberg. Tudo coisas que podem acontecer como todos os dias acontecem e não porque Deus resolveu castigar. Como todos falhamos todos os dias, diáriamente Deus não faria mais nada se nao castigarnos. É um absurdo.

  5. Para quem não quer esquecer a bela canção tema de Titanic aqui fica:
    Todas as noites nos meus sonhos eu vejo você, sinto você.
    That is how I know you go on. Que é agora que sei que você continua.
    Far across the distance and spaces between us Mesmo com toda a distância e espaços entre nós
    You have come to show you go on. Tu vieste para mostrar que vai continuar.

    Near, far, wherever you are. Perto, longe, e em qualquer lugar que você estiver.
    I believe that the heart does go on Eu acredito que o coração realmente continua
    Once more, you open the door Mais uma vez, você abre a porta
    And you’re here in my heart. E você está aqui, no meu coração.
    And my heart will go on and on. E meu coração vai continuar mais e mais

    Love can touch us one time and last for a lifetime O amor pode nos tocar uma vez e durar por uma vida inteira
    And never let go till we’re gone. E não deixar ir embora até nos tornarmos um
    Love was when I loved you, one true time I hold to. O amor existiu quando te amei
    In my life we’ll always go on. Um momento real em que te abracei
    Tu vais sempre continuar na minha vida

    Near, far, wherever you are. Perto, longe, em qualquer lugar que você estiver.
    I believe that the heart does go on Eu acredito que o coração realmente continua
    Once more, you open the door Mais uma vez tu abres a porta
    And you’re here in my heart. E tu estás aqui no meu coraçâo
    And my heart will go on and on. E o meu coração vai continuar mais e mais

    You’re here, there’s nothing I fear. Você está aqui, não tenho nada a temer.
    And I know that my heart will you go on. E eu sei que meu coração vai continuar.
    We’ll stay forever this way. Nós vamos ficar para sempre assim.
    You are safe in my heart. Você está seguro no meu coração.
    And my heart will go on and on. E meu coração vai continuar mais e mais.

  6. Caros amigos obrigado por darem o vosso parecer sobre o tema Titanic
    que impressiona na verdade qualquer visitante que se envolva na dita exposição.

  7. Vale a pena visitar o blog Quiosque da Camila e ver uma das figuras másculas da politica da direita louletana. Boa semana e bom voto para domingo.

  8. Bom dia Palma; o Titanic aqui tão perto e eu tão “longe”, mas dá-me a sensação de já ter visto este bilhete algures e não foi à muito tempo,rsrs., o que me vale é estar no fim da missão, pra último, ficou o “leilão de Portugal” com a figura da República e tudo,rss. O Jr. mais velho, (sabendo que andava à procura da Múmia), instalou um programa para viajar pelas Galáxias em HD, pode ser que a encontre algures,rss, imagens impressionantes estas através do Vuze para filmes e outras coisas, incluindo programas da Nasa… se não conhece diga que o Jr. dar-lhe-à todas as indicações de como instala-lo, leva é umas horitas, mas depois tem a compensação, não percebi foi patavina do que disseram os cientistas, mas regalei a vista, maldito analfabetismo,rsrs. Inté. L.F.

  9. Alexander Carlisle, um dos engenheiros do Titanic: “Construímos o navio para fazê-lo flutuar. Não o construímos para colidir com um iceberg ou um penhasco. Infelizmente, foi exatamente o que aconteceu.”

    Em resposta ao Orland … já li algures por aí, que um eng. disse: nem Deus conseguirá afundar este navio … Acredito que ele o disse. Porque não? não saiem da nossa boca palavras que nem sempre queremos falar? e por experiência própria … muitas vezes dizemos NUNCA em tempo algum farei isto ou aquilo … e é precisamente isso ou aquilo que acontece … daí dizerem : NUNCA DIGAS NUNCA ! 🙂

    Claro que DEUS não o fez … DEUS não é quem governa este mundo … mas isso são outros carnavais 🙂

    Palma, boa! ainda bem que teve oportunidade de ver a exposição … dentro em breve teremos aí em Loulé o nosso amigo Luis Furtado … essa eu não perco … Uma muito boa semana e um VIVA à AMÁLIA , hoje que passam 10 anos da sua partida terrena … RIP … Abraço Lila

  10. Boa tarde Palma,
    agradeço a visito e informo que o “Louletania” já faz parte da minha lista de D. Rodrigues, ou blogues escritos no Algarve.
    Cumprimentos

  11. Lila: Concordo com a o seu comentário sendo certo que há também quem diga que o homem teria dito… só mesmo Deus poderia destruir o Titanic o que é completamente diferente.\\ Não consigo é conceber que um crente possa acreditar que Deus por uma frase vaidosa de um dos seus filhos os fizesse pagar daquela forma tão monstruosa. Afinal que Deus seria esse ? Um ditador ? Um terrível patrão ?\\
    Brevemente numa galeria perto de si teremos o nosso Luis com as suas aguarelas bem bonitas por sinal. Até depois. E viva o Olhanense única equipa do Algarve na 1ª D. Temos de ser uns para os outros rss. Abraço

  12. Agradeço igualmente a visita do ” Ma Ke jeto,mosso” à nossa humilde saleta e convido todos os nossos habituais visitantes a darem uma saltada ao interessantre espaço do Ma Ke jeto…nosso novo amigo. A frase continua a fazer sentido por aqui: Seja benvindo quem vier por bem. Abraço – Palma

  13. Luis: Estive há uma hora falando com a Drª da Galeria e soube que já tinham combinado a ida para Quinta-Feira. \\ Acredito que as imagens que está vendo da Nasa sejam fantásticas e perfeitas. Só que eu por cá não sou nada perfeitinho para essas montagens…rss. Depois logo se fala. Há coisas que se vão tornando mais complicadas à medida que o tempo avança. É natural. Até mais tarde. Palma

  14. Acabei de visitar o blog ” A LEI DO FUNIL ” na parte que diz respeito a PROBLEMAS DE REDACÇÂO. Acreditem que vale a pena. Rssssss.

  15. Viva Palma; tenho que me socorrer da Louletania e outros, para relembrar que dia 17 de Outubro será inaugurada, (18 anos depois), a segunda exposição de pintura do conterrâneo Luís Furtado à qual agradeço a vossa comparência. Este apelo deve-se, (a não ter lido nos eventos para Outubro), nem uma palavrinha… passem palavra. Obrigado. Inté. L.F.

  16. eu FUI Na exposiçao mtmtmtmtmtm foda eu tenho o bilhete da madeleine mtmtmtmtmtmtmtmttm foda cara

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *