MÃE SOBERANA REGRESSA À SUA CASA

Cumpriu-se mais uma vez a velha tradição louletana de transportar a imagem representativa da Mãe Soberana da Piedade, padroeira de todos os louletanos, até à sua casa no Monte da Piedade.

“ A subida íngreme do cerro, ao ritmo da música da Banda Filarmónica Artistas de Minerva, é acompanhada pela população a exibir-se em manifestações diversas mas verdadeiramente sentidas. Em tempos passados, estes homens que transportam o andor da “ Mãe Soberana” eram considerados seres com capacidades sobre-humanas. Mas esta tradição, que é transmitida de geração em geração, de pais para filhos, tem vindo a perder-se. No entanto, há uma consideração especial por parte de todos os louletanos relativamente a estes homens que carregam a santa ao longo desta subida íngreme num ritmo acelerado.

A escalada do caminho que dá acesso ao altar da Nossa Senhora da Piedade é um documento espantoso da fé cristã nesta terra. Ao esforço gigantesco dos homens que transportam a Virgem, alia-se a força espiritual dos muitos fieis que, em vivas à Nossa Senhora, em passo vivo e na cadência musicada dos homens da banda, vão “empurrando”, no calor da fé e calçada acima, o pesado andor da padroeira.

Este cenário imenso da religiosidade louletana, de características tão locais como únicas, só pode ser sentido na alma de cada crente, quando vivido. Uma vivência feita de fervor religioso e de testemunho cristão, cuja explicação reside unicamente na essência dogmática da própria fé.”

Fonte: Algarve Central

Imagem: Palma

11 comentários a “MÃE SOBERANA REGRESSA À SUA CASA

  1. Gosto imenso de acompanhar esta Festa que é afinal de todo o Povo que se revê na sua mãe. Parabéns à Banda Filarmonica Artistas de Minerva que tocando a marcha triunfal da Mãe Soberana engrandece ainda mais este espectáculo profano mas também de grande fé.

  2. Este ano não consegui dar uma saltada a Loulé para assistir a essa bela festa. Posso sugerir aqui que quem não assistiu ainda à subida do andor de N. S. da Piedade pela serra acima, que não falte para o ano. E l z a

  3. Esta é certamente das festas mais originais do nosso país em termos de procissões. Os nossos vizinhos espanhóis têm festas para todos os gostos. Mas nós aqui no SUl temos há mias de 400 anos a Festa da Mãe Soberana Mãe de todos os louletanos sem excepção. E não partidarizem a Santa por favor. Há politicos em Loulé que se servem dela. É indigno pensar que possa ser verdade. Viva a Mãe Soberana da Piedade ! Zezinha Kost

  4. Realmente essa tradição de pais para filhos, não foi mais do que uma abusiva posse duma hipocrica mentalidade púdica de que alguns se apropriaram como se a Mãe Soberana e a Fábrica fossem coisa só deles mas de facto foi assim e é ainda de certo modo.A Politica e o Líder sem qualquer nódoa a apontar??? senão a gula e a bebedeira.O Povo de Loulé ama a su Mãe Soberana, mas sabe que durante muito tempo esta tem sido usada materialmente,fora da fé e até objecto anti solidário e cristão, marginalizando quem pensa diferente.Vou quando quizer à Mãe Soberana mas não acompanho a dos Zorros.

  5. Viva os Homens do Andor,
    Aos ombros, vai a Mãe Soberana,
    São filhos desta Terra,
    Desta terra Louletana.

    L.F., isto é que é inspiração logo pela manhã,rssss.
    Inté.

  6. Li com atenção a mensagem do José e constacto que faz sentido o que muitos louletanos dizem. É verdade que o Povo de Loulé ama a sua Mãe Soberana mas também é verdade que muita gente formou uma barreira impedindo muitos louletanos de se aproximarem. Com que interesse ? Só Deus e alguns homens o sabem. É vergonhoso que assim seja. Mas a força do dinheiro, do poder e outras coisas sobrepôem-se. A Mãe Soberana é de todos os louletanos e não de alguns que à força a querem fazer sua como se a Mãe tivesse filhos e enteados. Pobres mentes. Agora que já passou a hipocrisia vou hoje à Mãe Soberana ! Viva a nossa Padroeira. Festeiro

  7. Subscrevo integralmente as mensagens do José e do Festeiro Says; desde a Oligarquia dos Homens do Andor até a Feira de Vaidades da classe politica local com os seus apaniguados de volta; que usurparam totalmente o espirito deste acto de Fé na MÃE de todos os Louletanos a N.Senhora da Piedade

  8. Totalmente de acordo com os últimos comentários.Acho que não se devia ter receio de trazer este assunto à praça pública já que de há anos que se fala , fala mas há medo de dizer as coisas pelos seus nomes. A verdade nunca meteu medo a ninguém. A mentira sim. Mas aqui é mais que evidente que está desvirtuada a festa que era e foi durante centenas de anos a grande festa da nossa MÃE. A grande Festa de todos os louletanos até dos que dizem não ter fé. A vaidade queima e quem viu sabe do que falam estes comentaristas do blog. Para o ano há mais mas também muitos dias para nos recolhermos com ela a sós com os nossos pensamentos. Viva a Mãe dos Louletanos sem excepção.

  9. Não comento … apenas porque não sigo os rituais, e não aprecio este tipo de festejos … mas não tenho nada contra quem o faz ok?!

  10. Acho que conheço o José e também ele foi um dos homens do andor durante alguns anos. O que ele diz é mais que verdade pois quem se movimenta por dentro desta engrenagem em que transformaram a festa da nossa Máe do Céu é que sabe o que lá se passa. No entanto nunca fui nem tenho aptidões fisicas para esse cargo tão admirado por muitos crente mas que pelo jeito é o que muitos sabem e poucos o dizem. O que vale é que a Padroeira dos louletanos est+a acima da politiquice saloia dos poderosos de loulé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *