Misses à moda da Louletania

As Feiras eram e ainda são em alguns lugares do país uma das expressões máximas da cultura popular.

Em Portugal a feira mais antiga que se conhece é a de Ponte de Lima que data de 1125.

A partir dos Reinados de D. Afonso III e de D. Dinis multiplicaram-se um pouco por todo o país o número de feiras e romarias.

Loulé foi em tempos, terra onde se levavam a efeito várias feiras ao longo do ano, sendo certo que hoje já nenhuma delas se realiza. Olhando o Almanaque “ Borda d’ Água “ que se publica desde a década de trinta e que contém dados astronómicos, religiosos e muitas indicações úteis como os lugares e realizações das feiras e romarias portuguesas, ali já não é referida qualquer realização desse tipo, na sede do nosso concelho.

Também é verdade que pouco a pouco as velhas feiras vão sendo substituídas por Exposições, Mostras e outros eventos de cunho moderno.

A imagem que hoje trazemos a esta página, retrata a eleição de Miss \ Feira Popular de Loulé 1952, que se realizou na Quinta do Pombal, actual parque Municipal desconhecendo-se no entanto o nome das beldades louletanas vencedoras do animado concurso bem popular na época.

Palma

Foto: Arquivo Municipal

7 comentários a “Misses à moda da Louletania

  1. Não me recordo de qualquer feira nesta terra. Ainda existem as de Faro, Olhão, Portimão, Silves e outras. Porque será que em Loulé acabaram já há tanto tempo ? Kita

  2. Hoje seria impensável nomear Misses deste género numa feira qualquer. Mas também é verdade que Misses hoje não faltam por ai, mas noutros trajes.lol.

  3. Nesse tempo devia ser dado uma importânicia bem diferente da de hoje, penso eu. Estávamos na década de cinquenta. Nem sei imaginar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *