No dia dos meus anos…..

to retoque

No dia dos meus anos……

Quando já passaram por nós muitas Primaveras, embora nos pareça sempre que foi quase tudo ontem na parte da tarde, acabam sempre por vir à memória os aniversários da infância, altura que eu acho a mais feliz para se apagar as velas de um bolo, mesmo daqueles mais pequeninos e sem o colorido dos plastificados super heróis de hoje, que nos olham sorrindo como se fossem convidados da festa.

Há pouco, procurando algumas fotografias da minha infância, descobri esta que aqui publico, tirada num antigo Estúdio de Loulé no dia de um desses aniversários.

E entre as pessoas que mais gosto de recordar nesta data, está sempre presente a minha Mãe a quem dedico este poema esperando que um dia nos encontremos de novo “Para Sempre.”.

Palma

Loulé, 29 de Janeiro de 2010

PARA SEMPRE

Por que Deus permite
que as mães se vão embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e a chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
– mistério profundo –
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade

16 comentários a “No dia dos meus anos…..

  1. Primaveras … verões … outonos … invernos … que venham muitos mais com saúde que baste, amor, paz e money pra satisfazer os desejos materiais … A foto não nega a pessoa actual … serão primos? tão parecidos … Belo poema do CDA. Parabéns! Um abraço extensivo ao pessoal de casa.

  2. Cara Lila: Obrigado pelo comentário. É certo que muitas Primaveras e outras mais Estações já passaram mas
    no fundo o desejo mais importante é para a saúde. Sem ela.. as tais Primaveras e Invernos são mais dolorosos..\\ Quanto ao meu primo rssss da foto tem ainda algumas parecenças especialmente no tamanho das orelhas rssssssss. \\ O poema como todos do Drummond de Andrade é bem bonito e por isso o escolhi para dedicar à D. Micaela…… Abraço e bom f.ds. – Palma

  3. Boa sorte para todos os Aquarianos.
    Aquário é um signo progressista, vanguardista, pois é regido por Urano, planeta das mudanças súbitas, da inovação de pensamento. Signo que representa o futuro, as reformas sociais e tudo o que é alternativo. Aquarianos valorizam a liberdade, a independência, a amizade e a fraternidade. Têm como missão a abertura de mentalidade. São imprevisíveis, idealistas e criativos.
    Características: inventividade, originalidade, intuição, visão larga, sem preconceitos, humanitarismo, afecto impessoal, desejo de mudança, rebeldia, excentricidade, nervosismo. As telecomunicações, a tecnologia, as invenções, os ideais humanitários, a inovação, os grupos, e a própria astrologia possuem afinidade com a energia aquariana. (Isabel Mueller)

  4. Quem nasceu em 29 de Janeiro está sob a protecção do Anjo Haheuiah

    O Anjo: Invoca-se este anjo para obter a graça e a misericórdia de Deus.

    Influência: Quem nasce sob esta influência, mora com a família durante um longo período e muitas vezes até mesmo depois do casamento procura residir em locais próximos, numa convivência quase que diária com os seus familiares. Dotado de grande poder espiritual, amadurecimento e discernimento, é um grande amigo, com quem todos gostam de conviver. Possui inteligência analítica e procura respostas dentro dos conceitos religiosos, para tudo que se passa no mundo. Terá grande preocupação com o aspecto da segurança, tanto familiar, como do grupo ou comunidade.

  5. Que bonito eras e que bonito te tornaste. Muitos parabéns desta tua amiga que gosta muito de ti, é uma honra ser tua amiga, que contes muitos e muitos anos 🙂
    Beijinhos tambem da Maisa que está aqui aos saltos a mandar beijinhos

    Dos teus amigos, nao de sempre mas para sempre
    Carla e Benjamin

  6. É uma felicidade cumprir aniversários com saúde. Aos que hoje cumprem mais um que o ano seja muito bom até ao próximo. Um de cada vez.

  7. Afinal o Tó é moço de contar “Invernos”!!
    Desde os sete anitos que apresentava o “ar de galã” que prometia futuro no mundo da “Cine-Arte”… muito seguro de si o “pimpolho” já se revelava!
    – És, Clareza, daquelas pessoas que, talvez porque não contando “Primaveras”, a idade não degrada e praticam a eterna juventude…
    Brindo a isso! Que assim continue enquanto eu estiver por cá! À TUA!!!

  8. Embora o dia 29 tivesse sido ontem é sempre tempo de recordar o dia de anos na poesia de João de Deus o grande poeta algarvio.

    Com que então caiu na asneira
    De fazer na quinta-feira
    Vinte e seis anos! Que tolo!
    Ainda se os desfizesse…
    Mas fazê-los não parece
    De quem tem muito miolo!

    Não sei quem foi que me disse
    Que fez a mesma tolice
    Aqui o ano passado…
    Agora o que vem, aposto,
    Como lhe tomou o gosto,
    Que faz o mesmo? Coitado!

    Não faça tal: porque os anos
    Que nos trazem? Desenganos
    Que fazem a gente velho:
    Faça outra coisa: que em suma
    Não fazer coisa nenhuma,
    Também lhe não aconselho.

    Mas anos, não caia nessa!
    Olhe que a gente começa
    Às vezes por brincadeira,
    Mas depois se se habitua,
    Já não tem vontade sua,
    E fá-los queira ou não queira!

  9. ” A MELHOR MANEIRA DE SER FELIZ É CONTRIBUIR PARA A FELICIDADE DOS OUTROS” – CONFÚCIO
    F e l i c i d a d e s

  10. Pegamos o telefone que o menino fez com duas caixas de papelão e pedimos uma ligação para a infância.
    Millôr Fernandes

  11. Apesar de estarmos já no último dia de Janeiro aqui ficam votos de boa sorte e felicidades para todos os que em Janeiro comemoram mais um anito.

    # Lutei para escapar da infância o mais cedo possível.
    E assim que consegui, voltei correndo para ela. #
    Orson Welles

  12. Olha olha, caiu na asneira de fazer anos… o que vale é que foram só 28 anitos,rsrs. Bom dia Palma e parabéns… tenho pouco tempo de “antena”… o cartaz principal já está, falta o mais pequeno… se aparecer ainda o vê no chão ficando com uma visão do seu tamanho. Cumprimentos a todos e inté. L.F.

  13. Caros amigos e ilustres desconhecidos.
    Um grande obrigado por aqui terem passado e deixado as vossas mensagens para o aniversariante da fotografia acima publicada rss. A foto não está actualizada…rsss. mas a pessoa é a mesma, com mais uns anitos em cima, uns quilitos a mais e um pouco de neve no cabelo derivado à invernia que se faz sentir. Um grande abraço para todos e que os onze meses que restam deste ano sejam o melhor possível. Palma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *