NOVO DOCUMENTÁRIO DE RUI SENA

Estreia no Cine Teatro Louletano no próximo domingo pelas 18H00 o 2º documentário do realizador Rui Sena. Trata-se de um trabalho sobre a vida e obra do grande poeta altense Cândido Guerreiro.

Em 2010 tivemos a oportunidade de ver no Canal 2 da RTP, um outro documentário de autoria de Carlos Fraga e de Rui Sena sobre o poeta António Aleixo o qual obteve assinalável êxito em Portugal e além fronteiras. “ Na terra acho, na terra deixo “ veio enriquecer a história escrita e filmada que de há uns anos a esta parte vai surgindo de quando em quando sobre o nosso Aleixo.

Aqui deixamos a sinopse do documentário “ Cândido Guerreiro – Sonhador ardente e visionário”:

“Segundo Carolina Michaëlis de Vasconcelos a poesia, do maior Poeta algarvio da 1ª metade do séc. XX, faz uma fusão original de noções científicas e de miragens fantásticas.

Mas, é sobretudo nos sonetos inspirados no Algarve, que nascem como água das fontes, que Cândido Guerreiro atinge o sublime:

Porque nasci ao pé de quatro montes

Por onde as águas passam a cantar

As canções dos moinhos e das pontes.

Ensinaram-me as águas a falar…

……………………………………..

Sinto-me irmão da luz, do ar, das águas,

Sinto-me irmão dos íngremes penedos

E sinto que sou Deus, pois Deus é tudo.

Riquíssima em figuras novas e audaciosas, a poesia de Cândido Guerreiro é amassada pela água, levedada pelo ar e purificada pelo fogo. “

Ficam assim convidados os nossos leitores para uma passagem pelo Cine-Teatro no próximo domingo 17 Abril pelas 18H00 a fim de assistirem à estreia deste belo documentário.

Palma

6 comentários a “NOVO DOCUMENTÁRIO DE RUI SENA

  1. Uma coisa que me irrita solenemente é o facto deste grande poeta louletano não existir qualquer obra no mercado livreiro. A CML que edita coisas de nulo interesse não pensou ainda em
    tornar a publicar a obra deste homem de grande valor ?

  2. O 1º documentário do louletano Rui Sena sobre António Aleixo foi muito bom. Espero que este o seja também. Vale a pena concerteza darmos uma saltada ao Cine Teatro. Altense

  3. Palma; trabalhei por uns tempos como carpinteiro-maleiro!!! Um dos colegas, (já homem), decidiu tentar a sorte no Brasil… passado um tempo escreveu a pedir ao mestre da oficina, umas amostras dos materiais que cá se usavam para fazer as malas… o tempo passou passou e nada, alguns meses depois o mestre recebe nova carta onde o interessado lastima a falta de resposta e acaba dizendo… quem espera por sapatos de defunto, toda a vida anda descalço!… nunca mais esqueci estas plavras desde os 12 anos, sim, naquela época, filho de pobre começava a trabalhar aos 11. Se estão à espera que alguém faça algo por quem tem valor bem podem esperar pelos sapatos do defunto. L.F.

  4. Luís Furtado: Bela história. Belo exemplo ! Acho que o documentário do Rui Sena passará em breve no Canal 2 da RTP. Darei notícias sobre isso para o amigo poder ver que santos da casa também fazem milagres…………. Uma boa semana.

  5. Gostei bastante do documentário de Rui Sena. Mereceu a ída ao CIne Teatro. Mina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *