O “Café Calcinha” de Loulé, integra a Lista dos Cafés com História

Nicola em Lisboa

Café Nicola – Lisboa

Café Calcinha 1934

Café Calcinha – Loulé

Cafe-Majestic-Porto

Café Majestic – Porto

Há uns meses atrás foi lançada em Coimbra no Café Santa Cruz “ A rota dos Cafés com história em Portugal “.

Reunindo mais de duas dezenas de cafés históricos, a rota pretende “preservar e divulgar o património” constituído por cafés que, pela sua história e características, se assumem frequentemente como “âncoras” das zonas ou mesmo das cidades ou vilas em que se localizam.

A ‘Rota dos Cafés com História de Portugal’ também quer contribuir para a preservação deste tipo de estabelecimentos ou promover a sua reabilitação ou criar novos cafés em espaços e conferir-lhes o ambiente que os tornam “históricos” e “diferentes”.

Posteriormente, será editada uma edição na qual, além das fotografias também será contada a história e as histórias de cada estabelecimento, revelou Vítor Marques, sublinhando que os cafés da nova Rota também estarão online tendo já sido lançado o projecto no Facebook.

Estes cafés são “depositários de décadas, por vezes séculos, de hábitos, gostos, convívios, vivências de gerações”, defende Rodrigo Silva, do Café São Gonçalo, de Amarante, que foi frequentado por figuras como o escritor e poeta Teixeira de Pascoaes (que dedicou um poema ao próprio café), os pintores Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas ou os militares Mário Delgado e Sousa e Castro, que ali conspiraram.

Entre muitos outros, integram a Rota a Versailles, Martinho da Arcada, Brasileira do Chiado, Nicola, Bérnard, Pastéis de Belém e Confeitaria Nacional, de Lisboa, o Milenário e o Teto de Mercúrio (Guimarães), o Brasileira e o Vianna (Braga), a Pastelaria Gomes (Vila Real), o Aviz e o Piolho (Porto), o Paraíso (Tomar), o Alentejano (Portalegre), o Cadeia Quinhentista (Estremoz), o Arcada (Évora) e o Calcinha (Loulé).

 

FONTE : “LUSA” – Jornal Público –

 

Fotos : Net

 

5 comentários a “O “Café Calcinha” de Loulé, integra a Lista dos Cafés com História

  1. São peças de grande importância para a história desses locais. Ainda bem que estão preservados. Almada

  2. No Porto pelo menos conheço algumas joias . Mas no resto do país muitoas outras existem. Que olhem por eleas e não deixem os chineses tomar conta dessas preciosidades.

  3. Os cafés aqui retratados de Lisboa, Porto e Loulé são três pérolas que devem ser resguardadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *