O louletano Leonel Borrela um mestre da Aguarela

POrtal Manuelimno da Igreja Matriz de Moura Aguarela de Leonel Borrela 1987

É natural de Loulé e reside em Beja. Licenciado em História, dedica-se ao estudo e divulgação do património alentejano, com dezenas de trabalhos publicados, nomeadamente um estudo sobre as célebres Cartas de Amor de Mariana Alcoforado. É mais conhecido, porém, como artista plástico, com mais de cem exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Está representado em diversas colecções particulares e oficiais.

A aguarela é a sua técnica de eleição; os monumentos, os recantos pitorescos, os fragmentos da nossa história, são motivos inconformáveis da sua acção como pintor naturalista. Os brancos e as sombras, os horizontes e atalaias, as ruas desertas, a autenticidade do nosso património, são tratados com rigor, criatividade e poesia.

Fonte: Blog “ Terra de Siena “

 

Duas aguarelas de autoria do Leonel Borrela : “ Castelos de Loulé” e “ Portal Manuelino da Igreja Matriz de Moura “.

17 comentários a “O louletano Leonel Borrela um mestre da Aguarela

  1. Não conhecia mas é naturalmente um digno louletano \ alentejano. Parabéns.

  2. Sempre gostei muito de aguarelas. E estas estão bem bonitas. Desconhecia por completo.

  3. A arte é força imanente,
    não se ensina, não se aprende,
    não se compra, não se vende,
    nasce e morre com a gente.

  4. A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pêlo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.

  5. Passei um dia a Beja e lembro-me de ver por lá este tipo9 de aguarelas numa galeria. Seriam certamente deste artista. Muitos boas. Sabrina

  6. A arte da Aguarela é maravilhosa. Parabéns a este grande artista. Sá

  7. Não conhecia. É muito bom. Quando passar por Beja darei lá um saltinho. Milo

  8. Leonel Borrela, natural de Loulé (1955), residiu em Beja pouco mais de 40 anos. Licenciado em História pela Universidade de Évora, com vários estudos publicados sobre o património cultural da grande região alentejana, foi contudo, como autodidata, na ilustração de trabalhos científicos e pintura …um grande artista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *