Os 50 anos dos Beatles. As datas não combinam?

Por uma qualquer razão que desconheço, anda gente – só em Portugal, diga-se – a comemorar uns tais 50 anos dos Beatles!

Que embuste!

A “data” já tinha sido assinalada no início do ano com uma exposição itinerante, este Verão, que eu saiba, já falaram de “outros 50 anos” a “Sábado”, o “Diário de Notícias” e a SIC-Notícias.

Este blogue foi contactado para comentar “esses 50 anos”, mas escusou-se a contribuir para a manipulação da opinião pública.

Se querem comemorar dignamente uns 50 anos dos Beatles, então atentem à data de 06 de Julho de 1957, dia em que John e Paul se conheceram, ou então à data de 05 de Outubro de 1962, data da edição do primeiro disco dos Beatles, “Love Me Do”.

Agora, por favor, não inventem datas!

O “Diário de Notícias” escolheu a data de 12 de Agosto de 1960, quando Pete Best entrou para os Beatles, para assinalar os 50 anos da banda, enquanto a “Sábado” optou pela data de 17 de Agosto de 1960, data do primeiro concerto em Hamburgo, para assinalar a pretensa efeméride.

Se houver mais jornais que queiram “dizer algo, sobretudo com novidades”, proponho outras datas:

16AGO60 – os Beatles deixam Liverpool a caminho de Hamburgo para uma série de 48 datas no Indra Club (Hamburgo). Pararam em Londres e apanharam um ferry em Harwich para Hook, na Holanda;

03OUT60 – Último concerto no Indra Club;

04OUT60 – os Beatles mudaram-se do Indra para o Kaiserkeller, onde também tocava Ringo Starr (então nos Hurricanes de Rory Storm), para uma série de mais 58 datas;

10OUT60 – os Beatles queixam-se do palco do Kaiserkeller e começam a actuar anarquicamente com o público a delirar;

15OUT60 – o contrato dos Beatles foi prorrogado até 31 de Dezembro; Klaus Voorman e Astrid Kirchherr conheceram os Beatles; Astrid e Stu começaram a andar juntos; primeiras fotos de Astrid aos Beatles;

16OUT60 – os Beatles gravam amadoramente “Summertime” com Walter Eymond, vocalista dos Hurricanes; Ringo também estava, por isso foi a primeira vez que gravaram juntos;

21NOV60 – deportação de George Harrison por menoridade;

29NOV60 – Peter Eckhorn e Paul McCartney, acidentalmente, pegaram fogo nos bastidores do Kaiserkeller;

30NOV60 – Tony Sheridan toca com os Beatles no Top Ten Club (Hamburgo);

01DEZ60 – deportação de Paul McCartney por fogo posto;

10DEZ60 – John Lennon regressa a Londres de comboio e Stu fica na Alemanha com Astrid;

17DEZ60 – com Stu na Alemanha, Pete Best contacta Chas Newby para tocar baixo e tocam no Casbah;

24DEZ60 – concerto no Grosvenor Ballroom, Liscard;

27DEZ60 – concerto no Litherland Town Hall, Liverpool;

31DEZ60 – concerto no Casbah Coffee Club, West Derby, Liverpool.

Escolham!

LPA

In blog ” Ié Ié ” LPA

10 comentários a “Os 50 anos dos Beatles. As datas não combinam?

  1. Na verdade parece haver bastantes datas para comemorar. Foi bom que o Blog Ye-Ye desse a conhecer as outras datas que embora baralhando interessam aos admiradores do grupo.

  2. Em 17 de Agosto de 1960, os Beatles, que ainda não tinham esse nome, deram seu primeiro show fora da Inglaterra, no clube Indra, em Hamburgo.

    Bambi Kino foi o nome escolhido por um conjunto de músicos internacionais por fazer referência ao cinema de mesmo nome, famoso por ter sido um dos primeiros lugares onde os Beatles se hospedaram, e ali estão dando espectáculos.

  3. Luis: Depois de uma minuciosa contagem existem 2 de velharias com os nºs 2 e 3. O monte das cartas das mais variadas partes do mundo quase que enchem um guarda-fatos.\ O tempo melhorou e durante a noite sente-se um fresquinho que nos ajuda a adormeer com os anjos. rss.

  4. Que importa a data ou as datas? O que importa são as suas músicas e canções intemporais. Mas não deixa de ser interessante esta cronologia do nascimento dos Beatles. 🙂

  5. (…) Mas, quem quererá chamar velhos aos Beatles? Cada vez que arrancam a cantar e a tocar, ninguém dá por problemas de geriatria!

    Vieram à luz quando nasceram, e nunca mais terão idade… avançada!

    Ena, amigo Palma, que grande trabalheira lhe deram com este tropeçar no Tempo!É um post e peras!

    Seguramente que andarão para aí interesses esquisitos, a quererem por-se em bicos dos pés, para sacarem algum!

    Mas… lembrando uma música deles, ” Let it Be ”
    (…)

    Um abraço,
    César

  6. Viva Palma; um dia, ainda vão comemorar o aniversário da separação, já agora… \\ As velharias são tantas que perdi-me, confesso que a culpa foi minha por não ter tomado nota, agora está tudo nos conformes,rsrs. Por aqui está fresquinho e de que maneira, até sinto frio… ninguém me manda andar só em calções a esta hora… a propósito, faz um ano,(como o tempo não nos deixa em paz), que o amigo esteve por aqui, este ano, não vem à “Cidade cimenteira”?rsrs. Tenho uma novidade para lhe dar que a seu tempo divulgarei, entretanto lembra-se de eu ter falado num evento com o mote; PASSADO PRESENTE E FUTURO?… continua no próximo episódio,rsrs. Inté. L.F.

  7. Ora viva! Um grupo intemporal! … tenho o exemplo cá em casa … agora também o mais novo, de 13 anos é fan incondicional! … no Indra, na Grosse Freiheit (jamais esqueci o nome da rua … ) em 1969 já se ouvia só soul music … Enfim … já deu pra ver que o nosso amigo anda muito ocupado lá pela capital … ainda bem … é bom sinal. Abraço e continuaçãoo de bom Agosto.

  8. Boa tarde a todos. E antes de mais queria convidar o Luis e a Lila a visitarem os blogs destes novos amigos Luisa e Cesar Ramos que são gente da boa e da nossa geração. Por acaso moram para os lados do Luís o que quer dizer que nos arredores algures podem já se ter encontrado.\\\
    Este ano não deu para passar por aí pois fomos a Castelo Branco terra muito fresquinha nesta altura rsssss…\ Fico à espera do novo folhetim, passado, presente e o futuro a Deus pertence…rs- Abraço

  9. Luisa, Lila e Cesar: Somos todos do tempo em que estes senhores começaram a mudar muita coisa, desde a introdução de um novo tipo de musica até à maneira de vestir e até pensar.\\ Passados estes anos todos ainda deve haver muita gente a ganhar balurdios à sua conta….
    Abraço e noites frescas…rsPalma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *