Os carros de lixo e as corridas de operários

Recordando aqui acontecimentos e imagens do passado, desta vez escolhemos a limpeza das ruas das cidades e festividades onde os operários mostravam as suas proezas.

Na realidade, nos últimos cem anos foram grandes as mudanças em Portugal e em muitos outros países do mundo.

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Antes do século XX, os transportes ao serviço da Câmara Municipal de Lisboa eram realizados por veículos de tracção animal, os «Hipomóveis». Estes veículos dedicavam-se ao serviço de limpeza, transporte de materiais para obras, rega de ruas e jardins e ainda ao transporte de pipas de água para abastecimento de alguns locais da Cidade de Lisboa (Marvila, Campo Grande, Luz, etc.).

Foto :Carro de tracção animal para recolha de lixos, no início do século XX no Cais do Sodré

A “Corrida dos Ofícios” , foi uma corrida (e mostra de habilidades), das profissões mais tradicionais de Lisboa. Esta prova realizou-se durante alguns anos nas Festas da Cidade de Lisboa, nos anos 50 do século XX.

Foto : Esta corrida que a foto retrata teve lugar em 21 de Junho de 1953. Tinham início no Largo Frei Heitor Pinto, no Bairro de Alvalade, e prolongavam-se pela Avenida da Igreja abaixo.

Fonte : “ Restos de Colecção “

 

3 comentários a “Os carros de lixo e as corridas de operários

  1. A diferença que existe entre esses tempos e hoje. Como será daqui a cem anos ?

  2. A Recolha Seletiva de materiais recicláveis iniciou-se na cidade de Lisboa em 1987 com os tradicionais vidrões iglô para a deposição de vidro. Seguiu-se, em 1993, a reciclagem do papel e cartão, através de entrega voluntária deste tipo de material, em locais da Câmara Municipal de Lisboa destinados à sua receção. É preciso que cada cidade entre por estas vias para uma melhor hiegnizaç´ção do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *