OS ÍNDIOS DO BRASIL

Podemos colocar a pergunta hoje nestes termos: QUE MAL FIZERAM os Índios do Brasil para terem sido dizimados desta maneira ?
Calcula-se que haviam entre três a seis milhões de índios antes dos Descobrimentos.
Actualmente não passam de trezentos e cinquenta mil.
É possível que tenham sido dizimados ao ritmo de um milhão por século. Etnias inteiras foram riscadas do mapa levando consigo a sua cultura e contribuição que poderiam ter legado à identidade do País. Hoje o número de indígenas resume-se a 1/5 do que existia antes de Cabral chegar ao Brasil.
Das 216 tribos restantes, apenas 16 rejeitam o contacto com não – índios e mantém intactos os seus costumes.
Voltamos a perguntar: ERA PRECISO ?

A fotografia publicada é de autoria do fotógrafo francês Marc Ferrez e foi tirada em 1880 na tribo dos Índios Bororo- Goiás. \ – Educacional – Net Educ.

14 comentários a “OS ÍNDIOS DO BRASIL

  1. Fantástica esta fotografia de 1880. É histórica sem dúvida. Mais uma das tribos que certamente foi dizimada pelos civilizados.

  2. Li no Educacional e aprendi:
    O que você faz quando conhece alguém que tem costumes, idéias, cor, enfim,: tudo diferente de você? Demonstra respeito por essa pessoa, tratando-a da mesma forma que gostaria de ser tratado? Então, parabéns! Mesmo sem saber, você já está ajudando a fazer deste planeta um lugar melhor para todos! Mas, infelizmente, a maioria da população mundial não pensa assim.

    Ainda há muita gente por aí que não respeita o próximo e trata todos os que são diferentes com intolerância e desprezo. Esse tipo de comportamento foi e continua sendo responsável por grandes tragédias, como a que afeta as crianças tibetanas. Elas têm sua segurança e liberdade ameaçadas em seu próprio país, sendo obrigadas a deixá-lo.

    Os pequeninos enfrentam um problema muito parecido com o das crianças indígenas no Brasil. Os povos indígenas, que já estavam aqui muito antes da chegada do homem branco, há mais de 500 anos, vêm sendo tratados como animais, são expulsos de suas terras e dizimados por conflitos e doenças. Estima-se que havia, em 1500, 4 milhões de índios no território que se tornou o Brasil. Hoje, há menos de um quarto desse número. Por quê?

  3. Hoje, o avanço capitalista sobre a Amazônia é como uma fera, quase indomável. Motosserras e tratores fazem parte de programas oficiais de devastação. As grandes serrarias, que já exauriram o potencial madeireiro em outras regiões do mundo, agora seguem resolutas em direção à Amazônia, vestidas em peles de cordeiro, com o discurso da “exploração/ devastação sustentável”, ostentando diplomas de “certificação verde” e com projetos de “auto-sustentabilidade” na Amazônia. Quem vivenciou a devastação em décadas passadas tem razões de sobra para prever novas catástrofes ambientais, atingindo particularmente os territórios indígenas. As mineradoras e companhias de petróleo estão afiando suas unhas para cavar cada vez mais fundo e mais rápido, para acumular ao máximo seu capital globalizado. Fazem pressão sobre o Congresso Nacional para que seja regulamentada a exploração mineral em terras indígenas. Há pedidos de pesquisa e exploração mineral sobre terras indígenas de toda a Amazônia.

  4. No total, nosso país trouxe da África 4 milhões de escravos, quase a metade importada por todo o continente americano.
    Com os números acima, pode-se afirmar que o Brasil foi fundado e teve o seu desenvolvimento e a sua economia baseados no trabalho escravo, o que não deixa ninguém orgulhoso, muito pelo contrário. Só no Rio de Janeiro, entre os anos de 1790 e 1830, chegaram 700 mil escravos trazidos por cerca de 1600 navios. Em Salvador, segundo maior importador de escravos, também nessa época, os trabalhadores forçados representavam mais de 40% da população.
    Angela

  5. A abolição dos escravos no Brasil

    Os escravos no Brasil
    Eram muito maltratados
    Enriqueciam os patrões
    E viviam acorrentados.

    Trabalhavam até doentes
    Sem direito a reclamar
    Se cometesse alguma falta
    Ia ‘pro’ tronco apanhar.

    Muitas pessoas lutaram
    Pra acabar com o sofrimento
    Dessas pessoas humildes
    Pois ouviam seus lamentos.

    Veio a Lei do Ventre Livre
    Já foi meio caminho andado
    Pois aí os que nasciam
    Não mais eram escravizados.

    A Lei dos Sexagenários
    Libertava os de sessenta
    Pois quando o homem está velho
    Trabalhar já não aguenta.

    Foi a Princesa Isabel
    Que com um gesto muito bravo
    No dia 13 de maio
    Deu liberdade aos escravos.

  6. Estes Indios Bororo o que pensariam ao ver uma máquina fotográfica em 1880 ?

  7. Parabéns por teres trazido esse tema para o teu blog, é uma parte da nossa história da qual nos devemos envergonhar. A igreja católica é a principal culpada desses tristes acontecimentos.

  8. Concordo com o Rui… em nome da civilização, foram cometidas
    atrocidades, atrás de atrocidades … mas enfim, a vida é feita de momentos … alguns deixam marcas dolorosas …

  9. Também eu concordo com os comentários da Lila e do Rui Justino. Não são muitos os que defendem os verdadeiros herdeiros das terras do Brasil. Os Índios. Trataram-nos como animais. Quanto ao passado já não há justiça que se possa fazer. Maria Ana

  10. São eles os verdadeiros herdeiros da Terra do Brasil. Os colonos dizimaram milhões de índios. Não têm perdão.

  11. Restam tão pouco em relação aos que foram. E alguns tinham um tipo de sociedade muito avançada. Mesmo organizada No entanto dizimaram-nos !
    Kent

  12. Acho que mesmo no Brasil há um certo racismo em relação aos índios ainda existentes. Beta

  13. Eram eles os verdadeiros donos do Brasil . Mas naturalmente que pela ganância dos conquistadores fizerm tudo o pior possível. Bezelga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *