Os novos Cine-Teatros……

Duarte Mendes, jovem actor do T.A.L. maravilhado com a velha máquina de projectar do Cine-Teatro de S. Braz de Alportel

Há algumas décadas atrás só algum público das três grandes cidades do país e algumas poucas capitais de província, tinham direito a assistir a grandes espectáculos. A aposta na reabilitação de muitos Cine-Teatros do país está a proporcionar ao público dessas terras, belos espectáculos quer musicais ou teatrais, que antes não podiam ser levados até esses lugares derivado à falta de estruturas.

Os melhores artistas estão assim a chegar à Província com mais facilidade. Que a descentralização cultural seja uma realidade com o apoio em conjunto de algumas autarquias permitindo assim mais baixos custos para espectáculos de qualidade.

O Cine-Teatro-Louletano está encerrado há já algum tempo prevendo-se a sua abertura para Setembro próximo. Loulé necessita de uma boa sala de espectáculos. Lembremo-nos que num dos concelhos turisticos mais importantes do país não existe nesta altura um só cinema sequer, de portas abertas.

Somos dos últimos, mas pelo que consta vamos ter uma bela sala e bem apetrechada.

A fotografia publicada mostra a velha máquina de projectar do Cine Teatro de S. Braz de Alportel, já remodelado, e onde o grupo de Teatro Análise de Loulé levou à cena há algum tempo a sua Peça “ Euro-Festival da Cançanita Louletana”.

Palma

7 comentários a “Os novos Cine-Teatros……

  1. Esperemos entao que o nosso Cine Teatro arranque de vez. Já não há cidade alguma no Algarve que não tenha o seu Cine Teatro. E é verdade que não existe uma sala de cinema em todo o concelho de Loulé ? Já tinha ouvido qualquer coisa em relação ao Cinema de Vilamoura que também tinha fechado. Atraír turistas ? Loulé Concelho ? Estão gozando com a gente. J.Madalena

  2. Não tem comparação a época dos filmes
    dos anos 50 ou 60 com a de hoje. Nessa altura em que práticamente não havia mais nada à vista de hoje, com os Dvds e a internet. Hoje um qualquer jornal oferece um filme para se puder ver em casa. Foi uma mudança nunca sonhada por ninguém.

  3. E Faro, a capital tem cinema?! teve … fechou, assim como o centro comercial … claro, tem o fórum, mas é um bocadito fora de mão para certas pessoas … etc.. etc …Loulé, os louletanos e afins … francamente, merecem essa casa remodelada, e a funcionar em pleno! Palma, a trabalheira que essas máquinas davam ?! eu tinha uma pequena e via-me grega lol … agora são as máquinas infernais de duas rodas a dar-me conta do juizo … ainda nem começou a sério e já estou farta lol …Abraço

  4. Joka e Tito:É verdade que Loulé precisa de uma boa sala de espectáculos apetrechada da maquinaria necessária para qualquer bom espectáculo. Penso que agora vai ficar ao nível das outras boas salas da província.

  5. Liliana: Na realidade pode-se dizer que Faro Centro nao tem cinema mas tem alguns ali relativamente perto. Aqui no concelho é que não há nada de nada.\\ Ainda guardo duas máquinas de projectar. Uma manual e outra eléctricaque fizeram a delicia da familia há alguns anos atrás. Nesta altura da barulheira o melhor é refugiar-se na aldeia serrana. Ali tudo o silêncio é de ouro……Bom fds. Palma

  6. OH MARRECO, OLHA O SONORO!… Era assim Palma que acontecia quando algo não estava bem na projecção do filme, com assobios e pateada à mistura. Estas máquinas precisavam de um operador contínuo para que os eléctrodos de carvão funcionassem sempre à mesma distância para uma correcta iluminação… quando havia um descuido, a imagem escurecia e lá vinha a assobiadela… durante muitos anos pintei os cartazes no cinema Alvalade… dando conta da anomalia, lá ia a correr à cabine avisar os projeccionistas entretidos a jogar às cartas controlando mal o tempo da separação dos eléctrodos e quando estes se separavam demasiado, ou a fita se partia…OH MARRECO, OLHA O SONORO!,rsrs. \\\ É pra hoje, é pra amanhã, tenho tempo, e os anos vão passando à espera de passar para DVD documentos históricos, entre eles, o 25 de Abril… o velhinho projector 8 super, continua arrumado a um canto, testemunho silencioso de uma época que já não volta. Hoje não vou ver o Sol aparecer, está de chuva. Inté. L.F.

  7. Luis Furtado: O seu testemunho é realmente o mais rico deste post, e é natural que o seja, porque é a única pessoa de todos nós que tem essa experiência de vida derivado à sua profissão . Como você diz também eu o digo. Deixamos passar os dias, os meses e com tanta coisa que haveria para organizar e para mostrar aos mais novos, pelo menos àqueles que se interessam e o tempo vai-se……\\Os filmes Super 8 mm e 8mm podem ser passados para DVD . Há algumas casas que o fazem, aí na Capital e pelo menos não se tem a trabalheira de projectar para depois se filmar, tudo isso. As máquinas como as da foto estão mesmo nos seus últimos tempos… \\
    Aqui não chove, faz um ventinho bom que ajuda a dormir e quem sabe sonhar com velhos filmes…. Boa noite-Abraço – Palma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *