Pássaros que choram os seus mortos

Alguns pássaros enterram os seus mortos, choram os entes perdidos e chegam mesmo a perder o apetite. Uma pesquisa levada a cabo pela Universidade da Califórnia comprovou que certas espécies, como o Gaio Azul, tratam os mortos com rituais semelhantes aos dos humanos. O estudo foi publicado no jornal “ Animal Behaviour “.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores colocaram num local pedaços de madeira (que representavam predadores) e alguns Gaios Azuis mortos. Perante este cenário, os pássaros ignoraram o falso predador e apenas demonstraram uma reação quando encontraram os pássaros mortos.

Quando perceberam a situação, os pássaros mudaram o seu comportamento e cercaram o cadáver. Pouco depois começaram a emitir sons que funcionaram como sinais de aviso para alertar os outros animais da mesma espécie.

Segundo a coordenadora do estudo, Teresa Iglesias, este ritual serve para espalhar a mensagem de que existe um pássaro morto, alertando-os do perigo que correm. Desta forma, o risco de outro pássaro ser morto diminui.

Outra alteração verificada nas atitudes desta espécie foi a alteração na procura de alimento. Como que entrando num período de luto, os pássaros deixaram de procurar alimento por um dia.

Também há registos de outros animais na natureza que apresentam comportamentos que se assemelham ao luto humano, como é o caso das girafas e dos elefantes.

Fonte: “ Boas Noticias – Um mundo em crescimento “)

http://www.boasnoticias.pt/noticias

Fotografia : Gaio Azul \ Infopédia

 

 

3 comentários a “Pássaros que choram os seus mortos

  1. Descobrir este mundo dos animais é uma experiência única. Nunca tinha ouvido tal coisa sobre o luto nos pássaros. IMpressionante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *