PAUL McCARTNEY E O ALGARVE

Há algum tempo atrás, em conversa com um amigo de longa data e fã dos Beatles, contava-me ele para surpresa minha, que a letra da canção “ Yesterday” do super grupo, tinha sido escrita pelo Paul numa viagem de férias de Lisboa para o Algarve nos idos anos sessenta. Como as viagens naquela altura eram longas devido às más condições das estradas, o ex-beatle para quebrar a monotonia da viagem, pegara na caneta e ali foi escrevendo a célebre canção.

Muitos dos nossos leitores desconhecem certamente este episódio bem interessante já que “Yesterday” é das canções mais famosas de todos os tempos.

Mas Paul McCartney ainda contemplou o Algarve noutra sua estadia por cá, mais precisamente na Penina perto de Portimão , quando numa noite no hotel onde se hospedava se juntou quase por brincadeira aos músicos que animavam o bar da quela unidade hoteleira e compôs um tema a que deu o nome “ Penina one night”. Para espanto geral Paul ofereceu a canção ali composta, ao grupo português “ Jotta Herre” que de um momento para o outro se tornou conhecido à escala internacional.

A dita canção foi gravada pelos Jotta Herre”, por Carlos Mendes e mais tarde pelo próprio McCartney.

A fotografia que hoje publicamos foi extraída do blog (http://canalhadelagos.blogspot.com) “ Canalha de Lagos” e mostra Paul McCartney, a sua ex-mulher Linda McCartney e alguns amigos, na Praia da Luz – Lagos no ano de 1968.

Sugerimos aos fãs de Paul que leiam o post publicado naquele blog já que são ali contados factos interessantes da estadia do ex-beatle por terras do nosso Algarve.

Texto: Palma

Foto: Blog “ Canalha de Lagos”

7 comentários a “PAUL McCARTNEY E O ALGARVE

  1. Oi pessoal. McCartney é amigo do Algarve tal como Cliff. Lembro-me perfeitamente de ler a noticia que foi uma bomba. Paul oferece canção a grupo português. Saudações Beatlianas.

  2. Uma oferta para os fãs. A letra de Penina numa recordação memorável para os admiradores algarvios dos Beatles.

    Penina, Penina,
    Penina, one night.

    I’ve been to aldebaran,
    I had a good time there.
    Then I came to Penina
    And found good friends.

    Penina, Penina,
    Penina, one night.

    Penina, Penina,
    Penina, one night.

    Drinking liquids, drinking music,
    Time has come, fill my heart.
    Beat the drums, take me home,
    Help me, friends, free my soul.

    Penina, Penina,
    Penina, one night.

    Penina, Penina,
    Penina, one night.

    Time has come, time has gone,
    Time to bed, forgive me, friends.
    Take my arm, girl, let’s go home,
    Thank you all, left on board.

    Penina, Penina,
    Penina, one night.

    Penina, Penina,
    Penina, one night.

    Penina,
    Penina,
    Penina.

    Paul McCartney

  3. Na altura práticamente todos os conjuntos tinham no seu reportório o tal Yesterday escrito entre o Alentejo e o Algarve numa viagem das de antigamente por entre curvas, curvinhas e lombas. Não sei mesmo como o Paul não enjoou e aí não teríamos certamente esta letra do Yesterday mas outra. Música Sempre! Francis

  4. Também nós no tempo do conjunto Top Kings tocámos inúmera vezes esse grande sucesso que se chama Yesterday.
    Já o Penina a malta não tinha grande admiração pelo tema. Quem for a Londres vale a pena passar pela Abbey Road e pelo menos assomar à porta dos estudios onde foram gravadas as grandes canções dos Beatles e já agora uma foto na passadeira célebre que fica frente aos ditos estúdios.

  5. Palma; tem piada que também nunca simpatizei com a Penina… não lhe reconhecia o mérito devido e acabou por ficar no esquecimento, nem se ouve em lado nenhum… porque é que o Paul não ofereceu o Yesterday,??? tá bem pronto, Português contenta-se com qualquer “coisinha”,rsrs. \\\ O mexilhão por enquanto não é aberto, proibiram-no foi de beber um tintinho durante 8 dias,rsrs. Sabe alguma coisa da nossa amiga? Inté. L.F.

  6. Luís Furtado: É uma boa notícia essa de não ser necessário abrir o dito cujo, mas em compensação essa coisa do titinho é mais um sacrifício—zinho que terá que fazer. Porque será que o que sabe bem é sempre o é proibido logo à 1ª ? \\ Quanto ao Penina realmente deve ter sido feito assim à paposeco…numa noite de divertimento com uns copinhos de Lagoa. Já o Yesterday pia mais fino rsss. \\ A nossa amiga deve ter ainda o computador no estaleiro. Esperemos que regresse breve. A Net por aqui anda um pouco destravada….Abraço Palma

  7. Para quando será a vinda do Mc Cartney a Portugal ? Nem sequer no Rock in Rio ? Está prometido há tanto tempo e afinal não há por aí um empresário com coragem no…. sítio ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *