Quarteira 1890

QUARTEIRA
“Alguns indivíduos menos cautelosos, que o anno passado praticaram verdadeiras imprudências de que lhes resultaram umas sezões, encarregaram-se de fazer um alarido extraordinário contra esta praia dizendo que o seu estado sanitári

o é mau; ora conhecemos muitos que desde pequenos a frequentam e ainda de nada se queixaram, porque naturalmente não se exposeram com o seu procedimento a que fossem incomodados por qualquer doença. Quando não se tomam as devidas cautellas com a saúde muito facilmente se póde cahir doente, seja qual for o género da doença.
O que podemos affiançar é que o estado sanitáro d´esta formosa praia, incontestavelmente a melhor do Algarve, é bom; nenhuma apresenta uma bacia tão ampla e limpa onde póde tomar banho sem que se receie recolher a casa com os pés retalhados pelas pedras, e onde os banhistas nadadores podem afoitamente refrescar-se e entregar-se no exercício da natação sem que descuidados sejam arremessados pelas ondas contra uma rocha (porque não as há) o que mais d´uma vez tem acontecido em uma outra praia algarvia, onde quasi todos os annos há casos d´aquelles, que vão enlutar as famílias e produzir a consternação nos banhistas que presenceiam estes tristes espectáculos.”

“O Algarvio”, 28 de Setembro de 1890.

Fonte: Agradecimentos a Luís Guerreiro.

8 comentários a “Quarteira 1890

  1. Deliciosa esta noticia de 1890. Quarteira mudou como do dia para a noite. Não há bela sem senão. Os homens podiam ser mais cautelosos quando tratam de mudar os velhos lugares.

  2. Não gosto da Quarteira moderna. Feia, acimentada de mais. Cadê a beleza ? Destroncharam a aldeia antiga sendo hoje uma amálgama de tudo menos da velha aldeia de Quarteira.

  3. Eu oncordo com o Gil Quarteira é aquele sul de Espanha fabricado à pressa para os amaericanos. Cimento, hoteis, estradas, mas ali construiram tudo de novo onde praticamente nada havia. Aqui construíram enormes edifícios ao lado de pequenas casas com cem anos. É só a diferença. Faro Man

  4. Não gostam de Quarteira? Agradeçam aos sucessivos executivos camarários Louletanos pelo abandono que resultou num desordenado planeamento urbano. Obrigado Louletanos.

  5. Praia linda sim…não sou Quarteirense mas Louletana, tornei-me um pouco desta terra onde vivo e onde todos os dias vou ver o por do sol nessa linda praia…Verdade que foi uma pena terem estragado tanto esta terra com cimento, tirando coisas que deveriam permaner para sempre…Cid…

  6. Minha MÃE Nasceu em Quarteira,eu de pequenino ia para lá com meus Pais.Lugar lindo, descontraído outrora hoje,terra de arranha céus.Estive doente com problemas de pele em criança,minha Avó natural de Quarteira recomendou a minha tia irmão de minha Mãe que levasse para Quarteira por uns dias e me levasse à fonte Santa,que com toda a certeza muitos conheceram.Passados uns dias,tal vês uma semana,fiquei completamente curado.Não só sempre gostei da terra materna como continuo a visitar esta linda terra,aonde tenho os meus familiares.Quarteira terra de minha infância será sempre a minha segunda terra da qual vos recomendo.

  7. Quarteira é um exemplo do que se fez em muitos outros lugares . Nos anos sessenta a mida era as torres. As terras tinham de ter as suas torres para parecerem modernas. Daí para cá foi sempre a andar. Agora parece que já se tenta armonizar a paisagem ainda bem. Daqui a muitos anos as torres serão deitadas abaixo e aí serão constru´+idas belas moradias. Espero bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *