Saramago partiu…..

Fotografia de Palma - Louletania

O silêncio

Por Fundação José Saramago

Provavelmente está feito de suspiros o silêncio que precede o silêncio do mundo.

In Cadernos de Lanzarote, Diário IV, Editorial Caminho, 3.ª ed., p. 204

9 comentários a “Saramago partiu…..

  1. Ao contrário de muitos comunistas que abandonaram o partido ao longo de muitos anos Saramago manteve-se fiel àquela ideologia que tanto sofrimento já causou em milhões de indivíduos. Mas isso é coisa que só a ele disse respeito. Respeito é o que devemos demonstrar neste momento em que o grande escritor português deixou o mundo dos vivos.
    Certamente teria ainda muito que dizer em mais livros que escrevesse.
    Adeline

  2. Estive a ler algumas coisas do JS esta tarde e achei este pequeno texto interessante para o dia de hoje: O viajante está feliz. Nunca na vida teve tão pouca pressa. Senta-se na beira de um destes túmulos, afaga com as pontas dos dedos a superfície da água, tão fria e tão viva, e, por um momento, acredita que vai decifrar todos os segredos do mundo. É uma ilusão que o assalta de longe em longe, não lho levem a mal. ( In Viagem a Portugal)

  3. Agora… sem Saramago, o mundo ficará menos crítico, mais cego e com a falta de assistência de um grande pensador.

    Foi um peso pesado da coerência e da firmeza de carácter.

    Diz-se que ninguém é insubstituível, mas Saramago vai ser alguém indispensável.

    Resta-nos a Obra, para lá ir ‘catar’ ensinamentos do que nos fizer falta!… parece que, deixou-nos uma ‘prenda’ literária ‘pós-mortem’: um livro “secreto”, que por sua vontade será publicado depois da vida!

    Terá o título de “Clarabóia”.

    Acredito que esta clarabóia vai deixar entrar mais luz sobre o seu pensamento, e iluminar qualquer aspecto ainda pouco perceptível sobre a sua personalidade.

    Não é à toa que se escreve um livro com este sabor testamentário (…)

    Boa noite e um abraço

    César Ramos

  4. Adeline e Beja: Parece que apesar da polémica sempre causada pelos livros de Saramago a opinião geral é de que este homem mereceu o Prémio Nobel ao contrário de que alguns senhores de poder na altura não admitiam o que era uma vergonha para o nosso país. Mas isso são águas passadas.

  5. Cesar: Isso é que são serões…rs às 4:08 da matina dando uma opinião bem esclarecedora para quem gosta ou não de Saramago. São assim os grandes mestres em qualquer das artes.Partem, mas deixam a obra para os vindouros. É o caso do Saramago. Agora resta-nos para além das obras já publicadas, saber que tipo de testamento é o ” Claraboia”. Abraço -Palma

  6. Palma; morreu Saramago, que viva Saramago!… desprezado por uns, amado por outros, e não compreendido por muitos… um dia terá escrito; «saberemos cada vez menos o que é um ser humano». Quem me dera que houvesse 10 milhões de Saramagos no meu País, certamente não teríamos tantos atrasados mentais, a começar pelos Sousas Laras. Sinceras condolências à Família, amigos, e a todos os Portugueses. Inté. L.F.

  7. Luis Furtado: É verdade. Morreu o homem mas a sua obra perdurará.E alguns imbecis e falsos moralistas agora são capazes de aparecer por aí a dizer coisas e loisas do escritor que ganhou o prémio não por lhe ter saído na Farinha Amparo mas certamente pelo seu valor.Um bom fim de semana. Abraço – Palma

  8. E o Presidente Cavaco mais uma vez demonstrou ser o mais pobre Presidente que a República já teve. Fugindo a um dever que o cargo o obriga lá fugiu com medo dos comunistas e de perder votos da Ala do Sousa Lara ou seja os falsos moralistas. Eu nunca fui comunista mas sei separar o valor que cada um tem da ideologia que segue. E Saramago foi um grande nome da literatura Mundial.

  9. Palma; encontrei no You Tube, Saramago e amigos em Lanzarot cantando e declamando.
    Radiocable.com Inté. L.F.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *