Um Feliz Ano 2014 com o Deus Menino ainda deitado……

Presepio  UM Presepio DOIS 1506008_686098384763586_301804134_n

Apesar de ter nascido na noite de 24 para 25 deDezembro o Menino Jesus continua deitado nas palhinhas dos presépios de todo o mundo, já que só após a chegada dos Reis Magos e que será em 6 de Janeiro, os ditos presépios serão desarmados e voltarão ao escuro das gavetas onde cada um de nós os guarda até que chegue o próximo Dezembro.

 

Pequena história do Presépio : “ O Presépio representa o nascimento de Cristo, e constitui um dos motivos mais notórios da estatuária portuguesa.

A palavra “Presépio” tem origem no hebreu, significando “manjedoura” ou “estábulo”. As primeiras imagens que representam a Natividade, e em que figuram Jesus, Maria e José, encontram-se desde o século VI, em mosaicos, no interior de igrejas e templos.

São Francisco começou a divulgar a ideia de criar figuras de barro que representassem o acontecimento, construindo em 1223 o primeiro presépio. A partir dessa altura, a ideia passou para os conventos e casas nobres, com representações cada vez mais luxuosas, algumas consideradas autênticas obras de arte. Num processo de mimetismo, e com as adaptações necessárias às posses de cada casa, os presépios foram-se tornando mais vulgares, mais simples, mais populares. Ao mesmo tempo, foram-se-lhe acrescentando mais figuras: o burro, a vaca, os reis magos, pastores, ovelhas, anjos…

A verdade é que, para Portugal, surgem documentados presépios, ligados a instituições religiosas, no século XVI. A sua generalização acontece no século XVII, sofrendo um forte desenvolvimento no período Barroco, em que grandes barristas como Machado de Castro e António Ferreira executam alguns dos mais ricos e belos exemplares hoje preservados. No século XIX, o presépio começou a ser objecto da arte popular, caindo em desuso a criação destes presépios monumentais.”

Fonte :BLX- Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Fotos: Presépio do Blog “ Louletania”obtidas por José Costa.

********************

A todos os visitantes do Blog “ Louletania” fazemos votos de que neste ano que agora se iniciou se concretizem muitos dos vossos desejos. Obrigado.

António Clareza

9 comentários a “Um Feliz Ano 2014 com o Deus Menino ainda deitado……

  1. Ainda bem que se mantem a trradição dos presépios na nossa terra. As montras das lojas numa próxima vez deveriam colocar os seus presépios chamaria a atenção de muitos compradores. Paulo

  2. Cara amiga Lila. Obrigado. Faço votos para que 2014 seja o melhor possível para toda a família Liliana.

  3. Que linda tradição esta dos presépios. Afinal ainda há gente que não a deixa desaparecer. Um Bom 2014 para todos. Sophie

  4. Feliz Ano 2014 paraa malta de Loulé que esteve em Sá da Bandeira no tempo da Guerra Colonial. Beto

  5. Há muito que não se faz cá por casa o presépio. Mas ainda bem que não se perdeu a tradição.

  6. Estou preparando as coisas para armar o meu presépio. Faço-o desde a infância. Não quero perder a tradição enquanto poder. Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *