Uma ideia luminosa !

De tempos a tempos aparece gente desconhecida com idéias que se podem chamar de maravilhosas.
É o caso de Mohamad Yunus que criou o microcrédito. Este feito valeu-lhe o Prémio Nobel da Paz em 2006.
“ Dava aulas de Economia na universidade, no Bangladesh em 1974, e as teorias que ensinava não eram de grande ajuda aos mais pobres. Um dia passei por uma mulher que fazia um banco de banbu à frente da sua cabana em ruínas. Alguns cêntimos por dia era tudo o que lhe restava depois de pagar aos agiotas”.
No espaço de dias, encontrou outras 42 em situação de extrema pobreza. Para financiarem os seus negócios, bastava-lhes cerca de 20 Euros. Yunus acreditava na capacidade dos trabalhadores pobres honrarem os seus compromissos de crédito e criou um tipo de financiamento, centrado em pequenas quantias, que podiam ajudar muita gente a mudar de vida. Assim nasceu o Grameen Bank, que até à data já ajudou mais de sete milhões de pessoas.
Abençoada idéia ! E nos tempos que correm pode-se chamar uma ideia verdadeiramente luminosa.
Fonte: Activ – Foto:  Net – Reprodução

10 comentários a “Uma ideia luminosa !

  1. Quantos explorados neste mundo e sobretudo nos países subdesenvolvidos são enganados recebendo menos de um euro por dia . Mohamad Yunus bem mereceu o prémio.

  2. Aí está uma ideia genial para quem nos países mais pobres precisa de uma pequena ajuda para salvar a desastrada situação em que se encontram.

  3. O aumento dos preços dos alimentos colocou mais de 44 milhões de pessoas na pobreza em países em desenvolvimento desde Junho de 2010, informa o Banco Mundial.

    Indicando indices de aumento de preço alarmantes, o Banco Mundial refere que já disponibilizou uma verba de 1.500 milhões de dólares para minimizar os impactos da subida de preços dos alimentos, noticia a Rádio das Nações Unidas. A verba já foi ou será distribuida por 40 países pobres.

    O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, considera que os preços globais dos alimentos estão a subir “a níveis perigosos”, e a ameaçar dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

    Informa também que em muitos países as pessoas gastam mais de metade dos seus salários com a comida.

    A infomação divulgada no passado dia 15 faz parte de um relatório do Banco Mundial.

    De acordo com o Banco Mundial o índice do preço dos alimentos teve um agravamento de 15% entre outubro de 2010 e Janeiro de 2011, ou seja uma subida de 29% face ao ano anterior. No País on line

  4. O problema Palma, é o ser humano estar cada vez mais a pensar só no seu umbigo, enquanto isso acontecer, por muito poucas vontades que existam não chega, temos que ser todos, para quando?
    A prima por aqui já chegou e trouxe com ela o sol,rsrs. \\\ Não esquecer de enviar pelo “Hemílio” o Tel. da rede, estamos perto do evento. Inté. L.F.
    PS. Este fim de semana colocarei mais quadros na “Galeria”, ente eles, o da rua onde nasci e que está por acabar desde os anos 70,rsrs.

  5. O Continente mais pobre do mundo, onde estão quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta, a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria, levam esta região quase ao caos total. Algumas nações alcançam relativa estabilidade política e desenvolvimento como é o caso da África do Sul, que possui sozinha, 1/5 do PIB de toda a África. O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países, que se firma como o pólo mais promissor do continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1,9% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo. Quase 50% dos 924,5 milhões de habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível de pobreza definido pelo Banco Mundial.

  6. Caros amigos: Este assunto é verdadeiramente medonho. Pensar que quase 50% dos novecentos e tal milhões de seres humanos que habitam em África vivem com menos de 1 dólar por dia……\\ Luis Furtado: Fico a aguardar a colocação dos seus quadros na página do Face-Book. É na verdade uma bela sala de exposições !

  7. Palma; as fotos já lá estão e antes que eu “chateie” o Jr. diga-me; os quadros para melhor serem apreciados devem ser colocados nas fotos ou no mural? Pode-se pôr nos dois lados? Perguntas de principiantes. Porque não nasci agora?,rss. Não esqueça do Tel. da rede. Não tenho dinheiro para sustentar lelemóveis, é a “crise”. Inté. L.F.

  8. 900 milhões de pessoas vivem com menos de um dólar por dia ? Parece mentira mas infelizmente estátudo tão mal dividido neste mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *