UMA TARDE NO ATELIER DE LUÍS FURTADO

LUÍS FURTADO TERMINANDO MAIS UM CENÁRIO

LUÍS FURTADO TERMINANDO MAIS UM CENÁRIO

UMA TARDE  COM ARTE

Há já algum tempo que tínhamos prometido ao nosso caro amigo Luís Furtado de que numa próxima ida à Capital, mesmo que fosse numa viagem « relâmpago», passaríamos pelo seu cantinho lisboeta.

E assim aconteceu. Passámos a tarde no seu atelier de trabalho, lugar onde o artista Furtado deu à luz até à actualidade, centenas de coisas belas, desde quadros a óleo e aguarelas, até grandes cenários teatrais ou cartazes gigantes para anunciar filmes que foram sucesso nos cinemas de Lisboa incluindo o velho Monumental já desaparecido.

Assistimos ao acabamento de um dos cenários para uma Revista do Parque Mayer e admirámos a sua forma de trabalhar, ora de pé, ora curvando-se perante as enormes folhas de papel- cenário espalhadas pelo imenso chão daquele 1º andar aconchegante, como se os pinceis bailassem uma qualquer valsa de Strauss.

Luis Furtado, como os leitores de “Louletania” já conhecem, pois já falámos aqui várias vezes nele e no seu trabalho, «escapou-se» para Lisboa ainda jovem, tendo ali descoberto aos poucos a arte de que nunca mais se separou.

Sempre vigiado de perto pelo seu gato “Baco” e pela sua simpática esposa, ajudante e admiradora incontestável do seu trabalho, Luís Furtado sente-se feliz neste recanto que ele criou algures nesta Lisboa cidade que quase todos amamos.

ºººººººººººººººººººº

Chamamos a vossa atenção para o facto de se inaugurar no próximo dia 17 na Galeria do Convento Espírito Santo em Loulé a 2 ª Exposição na sua terra, do pintor Luís Furtado.

Texto e foto: Palma

11 comentários a “UMA TARDE NO ATELIER DE LUÍS FURTADO

  1. Parabéns ao artista louletano Luís Furtado pela sua já longa caminhada em prol da artes. E por se falar de Lisboa gostaria de vos indicar um Blog : http://arrastao.org/
    no qual se contam algumas coisas de um candidato agora às eleições para a CML no próximo domingo.
    Um bom fim de tarde. A.Rossio

  2. Como eu gostava de saber desenhar ou pintar mais ou menos bem. É que não tenho ponta de jeitinho para a coisa. Costuma-se dizer que cada um é pr’ó que nasce.

  3. Ser artista é ser alguém!
    Que bonito é ser artista…
    Ver as coisas mais além
    do que alcança a nossa vista!

    António Aleixo

  4. Rossio: Já dei uma espreitadela ao
    Arrastão que por acaso faz parte da minha lista aí à direita desta página….\\\Anita. Todos nós gostaríamos de saber utilizar pinceis, tintas, óleos e outras coisas mais, mas a cada um coube uma arte sendo certo quer há ainda muitos que lhes coube a arte de lixar o parceiro rsss.\\ Tino: A conhecida quadra do Aleixo resume em tão poucas palavras o bonito que é ser artista.

  5. Bom dia! Palma, antes de tudo, parabéns pela foto. Está fantástica! … esta vai ficar mesmo pra posteridade… e obrigada por partilhar connosco estes momentos … do que é realmente nosso … pro mundo global! … Abraço e até lá …

  6. Ola Liliana rs. Eu também gosto da foto vamos lá a ver se o Luís não ficará desgostoso. Parece-me que ele não gosto muito de ser fotografado mas…\\\ Então como vão as movimentações aí por Faro ? A coisa está renhida segundo parece.\\Por aqui também me parece haver uma luta de corpo a corpo… salvo seja rsss. Até mais tarde. Palma

  7. Gosto da fotografia do pintor no seu espaço de criatividade. Está com uma luz muito bonita. Boa tarde.

  8. Para além do Luis Furtado gostaria de ver por aqui também outros artistas louletanos. E há alguns que merecem destaque. De qualquer modo os senhores é que saberão como fazer essa selecção. Saudações a todos.

  9. Tina: já estão na lista de espera alguns pintores louletanos que terão também aqui neste humilde espaço um post a eles dedicado. Luis Furtado é um velho amigo que sendo um profissional de carreira teve direito a surgir primeiro não por desfeita a outros nossos artistas mas porque os nossos convívios a isso levaram. E viva a Arte Louletana. Palma

  10. Luis, finalmente te encontei. Ha tantos anos Luis que fomos muito amigos.
    Lembras-te do Laboratorio Vitoria?
    Agora fico contente pelo teu grande sucesso! Desejo-to muitas felicidades para ti e tua familia.
    A tua mae ainda e viva? Diz qualquer coisa. Fico esperando Luis.
    Um forte abraco da sempre amiga
    Joci Guerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *