Valem ouro as nossas alfarrobas !

timthumb

*** Segundo o “ Not. Magazine “ um hectare de alfarrobeiras, com cerca de 130 árvores de copas médias pode captar mais de 15 Toneladas de CO2 o veneno a que chamamos poluição e que devora o mundo em cada ano que passa.
*** As folhas da alfarrobeira absorvem a água e fixam-na no solo, enriquecendo-o travando assim a desertificação.
*** A tentativa de travar a subida do deserto do Norte de África em Marrocos, que ameaça o Algarve é um projecto de Manuel Caetano, Univ. de Aveiro e Associação Terras Dentro, com o apoio do Governo Português e da responsabilidade da Fundação Mohamed V. O plano que já vem de 2007 é plantar um milhão de árvores em cinco anos como se prevê para Portugal.
*** Gente como Manuel Vieira, algarvio do Algoz, que já conta no seu viveiro com cinquenta mil árvores enxertadas, com uma técnica desenvolvida por ele próprio, são o exemplo que se está a acordar para essa milenar árvore que vinha sendo esquecida e que pode revolucionar as terras do Algarve e Norte de África.

 

*** Foto In Blog: http://biogere-esav.blogspot.pt/2011/10/alfarrobeira-e-uma-arvore.html

5 comentários a “Valem ouro as nossas alfarrobas !

  1. E existem por aí alfarrobeiras de grande porte. Agora sei que para além de bonitas são tão importantes para o nosso meio ambiente.

  2. Quje se plantem muitas e muitas. Esta é uma árvore do Alagrve e não outras que vêm do pacifico . Temos de defender o que é nosso para nosso bem e sobretudo da nossa saúde.

  3. Que árvores maravilhosas existem. Estas alfarrobeiras devem ter centenas de anos. Betta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *