VELHO POSTAL DE UMA NOITE DE NATAL !

23 12 59

Durante muitos anos os postais de Natal dos CTT lideraram certamente, as Boas Festas enviadas através dos Correios, por esse Portugal fora e além fronteiras. E o que é certo é que para quem os tenha coleccionado poderá hoje mostrar a qualquer amigo uma bela colecção de imagens com motivos de Natal. Foram muitos os pintores\ desenhadores que deram largas à imaginação durante décadas e que contribuiram para a alegria dos milhões de portugueses que na véspera de Natal recebiam o já esperado postal natalício e que ficava durante a época festiva, em cima de uma velha cómoda ou encostado a uma qualquer jarra com flores na sala de estar.

O que hoje aqui apresentamos é um desses postais dos CTT enviado de Setúbal para Loulé em 23 de Dezembro de 1959. Nele se pode admirar além da imagem, um pequeno poema de Pedro Homem de Mello, que por sinal muitos outros escreveu com o mesmo fim.

Texto: Palma

CONSOADA

É NOITE DE NATAL !

E, ATÉ OS MORTOS,

EM FLORES, RETRATOS

(QUANTA IMAGEM PURA)

SE VIRMOS BEM,

TALVEZ NÃO SEJAM MORTOS,

PORQUE A SAUDADE, AINDA,

OS EMOLDURA.

5 comentários a “VELHO POSTAL DE UMA NOITE DE NATAL !

  1. Viva, cá estou eu… boas Festas. O Palma e a Liliana fazem a mais pequena ideia do que custa andar às conquilhas?… ai não sabem não… primeiro, fiquei com uma dor de rins até dizer chega, segundo, a água estava tão gelada que fiquei com os pés entorpecidos, e quem é que se atrevia a subir ao 2º andar onde se encontra a panela para o cozinhado?rsrsr… desconfio que ando a tomar comprimidos falsos, só ao terceiro dia é que atenuou… o Papai Noel bem podia ter dado um jeito com uma prendinha para aliviar a dor, mas não, é só para crianças e os “cotas” só têm direito a conquilhas, o que não é nada mau,rsrsr.\\\ desconhecia aquela ilustração do Jobat… também fiz uma com o Pai Natal para uma distribuidora, só que no saco das prendas vinham filmes enlatados, hoje, o processo é outro… o Mundo está continuamente em mudança, as tradições já não são o que eram, até o encanto do Natal desapareceu… lembro-me, (parece que estou vendo as imagens), ir à chaminé no dia de Natal, ver com grande ansiedade o que é que o menino Jesus tinha posto no sapatinho… não havia Pais Natais lá em casa naquele tempo… como hoje tudo é diferente, as prendas, (pra quem as tem), estão ali junto à árvore e não se espera por amanhã.\\\ Que as crianças sejam felizes e os Papás também, são os meus votos Natalícios, hoje e todos os dias. Inté. L.F.

  2. Luís Furtado: Por acaso até já tenho ali umas conquilhas e umas ameijoitas para esta noite. Penso que serão muito mais fáceis de cozinhar do que as da Liliana. \\ O encantamento do Natal realmente tem-se perdido principalmente pela obrigatoriedade de oferecer montes de coisas quando isto afinal deveria ser reservado para as crianças, pois são elas que mais sentem a magia da época. É evidente que isto movimenta muita «massa» e o comércio precisa de energia…\\As prendas daquela altura e diga-se de passagem que mesmo sendo tempos terríveis nunca me faltaram embora fossem coisas simples como pequenas histórias da Majora, chocolates e um ou outro brinquedo o que naquela altura representava muito mais do que hoje uma saca cheia para os meninos de agora que até já nem dão valor ao que recebem. \\ Mas isto são histórias que o próprio tempo se encarrega de ir modificando. Bom Natal para toda a família Furtado e um beijinho para mãe louletana (faz de conta). Afinal é a saúde o tal bem mais precioso. O resto são fantasias de Natal…rs…. Palma

  3. Guardo alguns postais dos CTT como recordação de alguns Natais. Belas estampas. Bom Natal para a Louletania.

  4. Boa noite,

    Adorei ver este bilhete postal ilustrado.

    Não são saudosismos, nem revivescências bolorentas!… eram mensageiros que levavam até o n/ADN com eles…!

    Revejo-me nas novas tecnologias mas, uma MMS em ‘internetês’, não leva quase nada de mim a ninguém!

    Ainda sou dos que mandam postais às pessoas de quem gosto! É uma maneira de não deixar diluir o que nos resta de humanos, depois destas promoções a robots, por distinção!

    Saúdo Loulé, com Festas Felizes, na pessoa do grande amigo Palma.

    Um abraço
    César Ramos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *