Visitas culturais a um lugar de culto

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema «Património e Paisagem Urbana» , o Município de Loulé programou um conjunto de visitas guiadas, pela Dra Luísa Martins e pelo Engº Luís Guerreiro, dois estudiosos da história da nossa Terra, ao Cemitério de Loulé a que deram o título “ Lugar de Culto e de Cultura “.

Como alguém disse, estes espaços, verdadeiros oásis de tranquilidade, esquecidos ou pouco observados, onde as pessoas raramente vão e quando vão, é na maior parte das vezes pela morte de algum familiar ou amigo, são no entanto equipamentos extremamente valiosos para a História de uma localidade pelo elevado manancial de informações que nos transmite.

Provaram estas visitas que os cemitérios podem ser mais do que lugares lúgubres, soturnos, sombrios e pouco atractivos. Ficámos mais despertos para a arquitectura funerária, para as figuras que se destacaram ao longo dos anos na nossa terra, para a simbologia inscrita nos jazigos e sepulturas, pela história de cada indivíduo ou família, aí contada.

Esperemos então que se voltem a repetir tão interessantes passeios culturais ao nosso Cemitério de Loulé onde repousam muitos dos nossos antepassados dos quais por vezes pouco ou nada sabemos.

 

Fonte : Pág. Engº Luís Guerreiro e Ciclo Cultural dos Cemitérios cmporto

Fotos: Palma

4 comentários a “Visitas culturais a um lugar de culto

  1. Gostaria bastante de ter assistido a esta visita mas foi-me de todo impossível. Espero que haja outra oportunidade. Bom Sábado.

  2. Não gosto de visitar cemitérios mas reconheço que se podem transmitir ali muitos conhecimentos sobre as cidades onde estão situados.

  3. As referências aos oradores Engº Luis Guerreiro e Drª Luisa Martins foram as melhores. Tomara que a maioria dos funcionários da Câmara fossem desta estirpe de boa educação, saber e simpatia.

  4. É realmente um lugar pouco convidativo mas acho a ideia interessante já que se pode aprender algo sobre o passado,numa visita desse tipo. Milla

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *