Viva a electricidade ! Abaixo os candeeiros a petróleo !

Completam-se no próximo dia 6 de Março, 95 anos sobre a inauguração da iluminação pública na então vila de Loulé.

Era presidente da Câmara Municipal nessa data, o poeta altense Cândido Guerreiro.

Diziam várias pessoas que conheci há uns anos atrás, de que foi com os olhos arregalados de espanto que os louletanos viram chegar à sua terra a luz eléctrica. A primeira localidade do Algarve a recebê-la já tinha sido anos antes a capital, Faro.

A data desta inauguração em Loulé, coincidiu com a época carnavalesca desse ano e daí, provavelmente, o interessante e humorístico anúncio publicado na imprensa local, conforme se poder ver na foto que publicamos.

 

Fonte : Engº Luís Guerreiro

 

6 comentários a “Viva a electricidade ! Abaixo os candeeiros a petróleo !

  1. Em recorte do Jornal Barlavento guardei esta noticia do ano passado em que fala precisamente deste melhoramento que na epoca deve ter sido uma autentica revolução. Diz ali:
    A luz elétrica foi inaugurada em Faro há 100 anos – 1 de Abril de 1911
    Foto
    d.r. Ver Fotos »
    A Luz Elétrica em Faro, em 1911, numa fotografia de Joshua Benoliel

    A cidade de Faro engalanou-se há cem anos para receber a energia elétrica, tendo sido a primeira localidade do Algarve a obter tão importante melhoramento. Sonhada durante os tempos da Monarquia, coube à “jovem” República efetuar a inauguração.

    TEMAS: História e histórias do Algarve

    O concurso público e posteriormente a adjudicação ocorreram durante a vigência da última vereação monárquica, a qual era composta pelo Conde do Cabo de Santa Maria, presidente, Comendador João José da Silva Ferreira Neto, vice-presidente, prior João Inácio Tavares, entre outros.

    A empresa adjudicatária foi conhecida a 14 de Março de 1910 e denominava-se Companhia de Eletricidade de Faro. Tratava-se de uma sociedade presidida pelo capitalista Francisco de Sousa Magalhães, o qual desenvolveu incessantes esforços junto daquela vereação, coadjuvado por António Caetano Celorico Gil.

    A montagem dos circuitos foi dirigida por Eduardo Von Almen, «distinto engenheiro chefe, gerente da Companhia Portuguesa de eletricidade «Siemens Schuckert» Limitada, de Lisboa».

  2. Não haverá fotos desses primeiros candeeiros de luz eléctrica ? Baguinho

  3. Na qualidade de neto do Sr. Francisco de Souza Magalhães, li com muito interesse a v/ notícia sobre a electricidade no Algarve. Efectivamente, o Edital do Concurso e a Escritura pública da adjudicação, foram publicadas no jornal da terra,” O Algarve”, nas datas,de 21/11/1909 e 28/01/1912.
    Para mais esclarecimentos, estou à V/inteira disposição.Mmelhores cumprimentos,
    Souza Magalhães

  4. Caro amigo João de Sousa Magalhães foi um prazer receber neste humilde blog a sua visita já que veio acrescentar alguns elementos de interesse a esta notícia já longínqua. Muito obrigado A. Clareza

  5. Como eu gostaria de ter visto a nossa vila nesses tempos. Se fosse possível voltar atras só por uma hora…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *